Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2010 - 09:38

Estudo sobre comportamento digital da mulher de baixa renda leva “Oscar” do segmento de pesquisa

Etnografia Digital, metodologia desenvolvida pela Predicta e MultiFocus, consagra-se em premiação concedida pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa).

A pesquisa “Etnografia Digital – um estudo do comportamento de usuárias de internet”, desenvolvida pela Predicta e pela MultiFocus, foi a grande vencedora do prêmio Alfredo Carmo, considerado o mais representativo do setor. A premiação reuniu as principais empresas de pesquisa de mercado e foi composta por um júri de 19 profissionais, entre clientes, institutos de pesquisa e agências de propaganda, que avaliaram a sinopse e a leitura dos papers apresentados durante o 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa.

O reconhecimento aconteceu na última terça-feira (22/03), ao final do evento. “É uma honra receber um prêmio tão importante. Agradeço à ABEP por abrir esse espaço para novas empresas como a Predicta, que têm muito a contribuir com o mercado”, disse Claudia Woods, diretora de serviços da Predicta. Para Ana Helena Reis, Presidente da MultiFocus, o Prêmio reflete a importância de inovar. “Em pesquisa, é fundamental quebrar paradigmas em busca de metodologias que respondam aos desafios do novo milênio. Temos certeza de que a Etnografia Digital será um grande avanço para todos que buscam entender melhor o comportamento do consumidor na web e seus desdobramentos fora dela”.

A pesquisa - Foi realizada durante 11 dias corridos (16 a 27 de dezembro de 2009), com 50 donas-de-casa com Internet em domicílio, de 25 a 49 anos, residentes em São Paulo e com renda familiar de até 10 salários mínimos, ou seja, nível sócio-econômico C. Essa faixa de renda foi escolhida porque as famílias nesse patamar foram as que mais impulsionaram o crescimento da Internet, desde 2003, quando eram 2.165 domicílios até 2008, com 8.775 domicílios conectados, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2008), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Todas as participantes receberam nome de usuário e senha para se logar nesse período, em um site exclusivamente desenvolvido para esse produto, de modo que a navegação de outros membros da família não alterasse os resultados. Além disso, responderam a um questionário online por dia e ao final se submeteram a dois dias de chats.

O que é Etnografia Digital? - É um método de pesquisa que monitora o público a ser pesquisado em tempo integral, visando acompanhar o comportamento dos participantes real time e no ambiente natural. No mundo físico seria o equivalente a ter um antropólogo 24 horas com uma tribo indígena, por exemplo, registrando todos os hábitos e atitudes, de modo a perceber comportamentos que os próprios índios não passariam em resposta a uma pesquisa convencional.

A Etnografia Digital é a adaptação de uma metodologia de pesquisa de observação interativa já bastante utilizada no ambiente offline para o meio Internet. Todas as mulheres que participaram da pesquisa tiveram seus acessos à rede monitorados por uma ferramenta e interagiram diariamente com os pesquisadores, por meio de questionários e chats. Em resumo, a pesquisa extraiu informações importantes decorrentes da análise da navegação e mostrou como as mulheres de baixa renda se relacionam com a Web nos dias de hoje.

Sobre a Predicta: Consultoria especializada no comportamento do consumidor na web, a Predicta acumula dez anos de experiência em métricas, gestão e otimização de estratégias de comunicação digital. Líder do segmento no mercado brasileiro, também tem atuação nos Estados Unidos, Argentina, Chile e em mais 15 países da América Latina. A empresa alia ferramentas a uma equipe de 110 “Predictors” para atender a uma carteira de mais de 150 clientes, incluindo as maiores agências, anunciantes e portais do país, como ABN-Amro Bank, Adidas, Agência Click, AGF, Almap, Audi, Claro, Danone, Fiat, Havaianas, HP, iG, Inbev, Ogilvy, Petrobras, Philips, Terra, Unilever, Visa e Volkswagen. A Predicta figura entre as Melhores Empresas para se Trabalhar, segundo o Great Place to Work Institute e o Guia Você S/A Exame. Está entre as 25 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo Época Negócios, além de ter sido considerada a melhor companhia em webAnalytics do mundo em 2009, pela WebAnalytics Association. Mais informações no site www.predicta.net

Perfil- A MultiFocus é um instituto de pesquisa de mercado, fundado em 1994 que realiza pesquisas qualitativas e quantitativas buscando entender o comportamento do consumidor e, dessa forma, ajudar seus clientes a oferecer produtos e serviços que estejam de acordo com as atitudes, valores e necessidades do seu público-alvo. Ao longo destes 15 anos acumulou mais de 10.000 horas de contato com consumidores individuais ou empresariais e mais de 300 diferentes clientes atendidos em toda a América Latina nos mais diversos setores: alimentos, bebidas, higiene e beleza, comunicação, saúde, limpeza, vestuário, televisão, mercado financeiro, telecom e varejo.[www.multifocus.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira