Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2010 - 10:23

A sabedoria do não é transformar carvão em diamante

Psicóloga Mariliz Vargas apresenta em livro um panorama do poder construtivo do ´não´ e seu papel na conquista da felicidade.

Curitiba - Colocar em foco aspectos essenciais da vida humana que muitas vezes são ignorados. Este é o objetivo do livro "A Sabedoria do Não", (Editora Rosea Nigra, 132 páginas, Curitiba, 2009), da psicóloga Mariliz Vargas, lançado no final do ano passado. A obra, que faz parte da série Despertar da Consciência, propõe uma visão diferente do não como um importante vetor energético presente na natureza e aponta um novo caminho para o amadurecimento humano, seu fortalecimento interior e a conquista de mais felicidade. É, em essência, descobrir o que você ganha quando você perde.

A autora apresenta no livro, em seus diversos aspectos, um panorama do poder construtivo do não e do seu papel na conquista de tudo aquilo que todos desejamos em nossa caminhada de vida. "Ninguém gosta de receber um não. Empenhamo-nos para conquistar todos os nossos desejos e vivemos as negativas que a vida apresenta com sentimentos que vão desde a decepção, passando pela tristeza e chegando até a raiva. Porém, afirmo que o não tem um papel fundamental no despertar de nossas consciências: em nossas vidas, além de ajudar a nos fortalecer como pessoa, pode apontar o caminho da autorrealização", afirma Mariliz.

"Associar o título da série à imagem do carvão e do diamante deve-se a uma analogia que fiz entre a evolução humana e a mágica transformação realizada pela natureza nas profundezas da Terra. O diamante possui a mesma quantidade de moléculas de carbono que o carvão, somente agrupadas de forma organizada. A analogia com a situação humana em sua escalada evolutiva mostrou-se intrigante", diz a psicóloga. "Que força é esta, capaz de transformar um simples pedaço de carvão, um material frágil e comum, no material mais resistente e precioso do planeta? E existe algo semelhante no processo evolutivo de um ser humano? Para transformar o carvão em diamante a natureza usa, basicamente, a pressão e a temperatura elevada. Para transformar o ser humano no que ele é em essência a natureza utiliza a pressão, o não e a dor, além da temperatura elevada, da luz e do amor", acrescenta.

O segundo volume da série, "Você é Mais Forte que a Dor", apresenta o verdadeiro papel da dor na vida humana como agente transformador. E o terceiro, "Viver na luz", retrata o resultado positivo dessa impressionante conjunção de forças, o não e a dor, que quando vividas na luz do amor promovem o alcance de uma vida plena. Os dois novos volumes serão lançados ainda no primeiro semestre de 2010.

Autora - Mariliz Vargas é psicóloga, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha com Psicoterapia há mais de 20 anos. Ministra cursos e palestras sobre temas relacionados ao aprimoramento humano na busca por uma vida mais rica e feliz. Autora de inúmeros artigos publicados no jornal paranaense Gazeta do Povo, suplemento Viver Bem, e atualmente veiculados através da internet.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira