Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2010 - 08:55

Cloud Computing aplicada às ferramentas

Aplicando os conceitos Cloud na distribuição de ferramentas para profissionais de desenvolvimento e banco de dados Embarcadero Technologies, Inc.

Introdução - Hoje em dia, a maioria das empresas de tamanho considerável possui centenas, se não milhares, de licenças para ferramentas de software essenciais para a criação e manutenção dos bancos de dados e aplicativos que alimentam seus negócios. Gerenciar essas ferramentas e suas respectivas licenças, incluindo implementação, fornecimento e atualização, exige tempo e envolve muitas despesas ocultas. Além disso, existem custos reais à produtividade quando profissionais de TI não conseguem acessar as ferramentas de que necessitam na hora certa. Por outro lado, colocar uma porção de ferramentas em um servidor sem gerenciamento, fornecimento ou recursos de rastreamento de uso pode representar custos ainda maiores. Sendo assim, onde os profissionais de TI ou qualquer pessoa responsável por configurar e gerenciar a infraestrutura de ferramentas podem procurar respostas a suas perguntas? O fenômeno que recentemente vem abalando o cenário de TI – cloud computing – pode ser a melhor solução para superar esses problemas.

Menor complexidade, menos custos e melhor escalabilidade proporcionados ao cloud corporativo são fatores cada vez mais atraentes a muitas empresas de TI. O que muitas pessoas não conseguem perceber é que as vantagens associadas ao cloud computing, tais como acesso sob demanda, pools compartilhados e fornecimento rápido, não se limitam à manutenção de seus bancos de dados e aplicativos. Essas mesmas vantagens também podem ser expandidas no sentido de reduzir os custos e complexidades ao se gerenciar uma infinidade de ferramentas de software para projetar, construir e gerenciar sistemas. Ao empregar os princípios das "nuvens (cloud)" para se configurar uma infraestrutura privada de clouds voltadas a ferramentas (uma nuvem de ferramentas – tool cloud, por assim dizer), completa com recursos de virtualização de aplicativos, as empresas podem fornecer e gerenciar licenças de forma centralizada.

Esta nova abordagem de tool cloud pode dar aos grupos de TI acesso instantâneo dentro da empresa a muitas das ferramentas de que necessitam para resolver tarefas essenciais, aumentando a produtividade e reduzindo custos com ferramentas através do compartilhamento de software.

Uma visão geral sobre Cloud Computing - Antes de nos aprofundarmos nos detalhes de um Tool Cloud, precisamos definir cloud computing e identificar os atributos-chaves que caracterizam o tradicional cloud computing VS Tool Cloud. Apesar do Tool Cloud apresentar algumas semelhanças em relação ao Cloud Computing e ser capaz de lidar com as questões mencionadas acima, é importante observar que ela não corresponde à definição comum atual de cloud computing. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos define computação nas nuvens como "um modelo para se proporcionar acesso de rede prático e sob demanda a um pool compartilhado de recursos configuráveis de computação (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços) que podem ser rapidamente fornecidos e liberados com um mínimo de esforço gerencial e interação com o provedor de serviços"[1].

Estas são algumas das características importantes Do cloud computing que permanecem no conceito de tool cloud:

Autosserviço sob demanda: o usuário pode automaticamente dimensionar recursos como tempo de servidor e armazenamento de rede sem intervenção humana.

Acesso amplo à rede: os recursos estão disponíveis através dos métodos-padrão de acesso à rede, utilizando thick clients ou thin clients heterogêneos.

Elasticidade rápida: Dimensionamento rápido e automático para escalabilidade, frequentemente aparentando possuir recursos ilimitados.

Medição de serviços: capacidade de medição baseada no tipo de serviço, como armazenamento, processamento, largura de banda e contas de usuário onde a utilização pode ser monitorada, controlada e registrada.

Pool de recursos: recursos computacionais independentes da localização são colocados em pool ou compartilhados através de um modelo de localizações múltiplas ("multi-tenant") nos qual recursos físicos e virtuais podem ser atribuídos dinamicamente.

Virtualização: cloud computing normalmente utiliza virtualização como uma forma rápida de realocação e criação de recursos de computação.

Clouds também são normalmente descritas como tendo diferentes modelos de serviço. Isso significa que existem diferentes capacidades de clouds fornecidas aos usuários. Os três modelos de serviço mais comuns implementados hoje em dia são:

SaaS ("Software-as-a-Service", ou software como serviço): Este modelo também é conhecido como aplicativos da Web. O aplicativo é executado na infraestrutura de cloud do provedor e é acessado através de um navegador da Web. O usuário não gerencia nem controla os recursos subjacentes de rede, servidores, armazenamento ou aplicativos. Exemplos: Salesforce.com, Flickr, Gmail e Facebook.

PaaS ("Platform-as-a-Service", ou plataforma como serviço): O usuário possui acesso à infraestrutura mediadora abstraída. O usuário pode implementar os aplicativos criados por si mesmo no cloud utilizando as linguagens de programação e ferramentas do provedor. O usuário não gerencia nem controla os recursos subjacentes de rede, servidores, armazenamento ou aplicativos. Exemplos: Google Apps e Force.com.

IaaS ("Infrastructure-as-a-Service", ou infraestrutura como serviço): O usuário é capaz de fornecer recursos sob demanda de processador, armazenamento, redes e outros recursos computacionais a partir de um provedor. Ele também pode implementar e executar software em geral, incluindo sistemas operacionais e aplicativos. O usuário não gerencia nem controla a infraestrutura subjacente do cloud, mas possui controle sobre sistemas operacionais, armazenamento, aplicativos implementados e possivelmente controle limitado de componentes selecionados da rede (por exemplo, firewalls do host). Exemplos: Amazon EC2, Amazon S3 e Akamai.

Relação entre Tool Cloud e Cloud Computing - Tool Cloud é um modelo emergente de entrega de ferramentas de software para usuários no âmbito de uma empresa. Ela incorpora características das nuvens, tais como autosserviço sob demanda, rápida elasticidade e virtualização. Por definição, tool cloud proporciona muitas das vantagens do cloud computing a usuários de ferramentas de bancos de dados e desenvolvimento.

Para ser preciso, umtool cloud não se encaixa em nenhum dos modelos de serviço; apesar disso, ela tira proveito de diversos elementos dos modelos SaaS e IaaS. Ela dá aos usuários uma visão do cloud via aplicativo da Web, exibindo as ferramentas disponíveis com base em critérios como ID, função ou privilégios de acesso do usuário. O usuário pode, assim, selecionar as ferramentas que gostaria de fornecer e executar sem precisar preocupar-se com problemas de instalação de software ou licenciamento.

Por que as empresas gostariam de utilizar um Tool Cloud - Executivos de TI lutam com a pressão para reduzir os custos com aquisição e manutenção de ferramentas, padronizar e simplificar etapas entre projetos e reduzir o número de fornecedores; resumindo, buscam reduzir os custos com o gerenciamento de ferramentas e a complexidade das aquisições. Sendo assim, como pode um Tool Cloud ajudar nessas diretrizes corporativas e que vantagens você pode esperar obter ao adotar essa estratégia em sua empresa?

Em primeiro lugar, um Tool Cloud pode simplificar o gerenciamento de licenças ao colocar o gerente de TI no controle do inventário e da alocação de licenças, de forma centralizada e nas dependências da empresa. Ela proporciona controle fácil sobre quem pode acessar as ferramentas, com visibilidade completa da utilização, incluindo geração de relatórios. Um tool cloud também pode proporcionar a implementação centralizada de novas versões das ferramentas a toda uma base de usuários.

Um tool cloud bem arquitetada também oferece suporte a downloads automáticos de novas versões do software a partir do portal do fornecedor na internet assim que estiverem disponíveis. Os usuários podem alternar facilmente entre versões antigas e novas sem preocupar-se com conflitos de instalação, configuração ou licenciamento.

Na verdade, a abordagem de tool cloud faz com que o licenciamento seja um processo absolutamente sem contratempos para o usuário final, além de facilitar enormemente as complexidades de licenciamento e implementação. Ela pode ajudar a otimizar as configurações e aquisições de licenciamento e a evitar compras excessivas. Devido aos recursos sob demanda do tool cloud, torna-se mais fácil reagir a mudanças de necessidades de ferramentas. Por fim, um tool cloud pode ajudar a garantir conformidade, colocando as políticas de licenciamento em prática a partir de uma localização central e fornecendo ferramentas de relatórios para auditorias.

Motivos para permanecer com um modelo tradicional - Acredite ou não, pode haver bons motivos para se permanecer com um modelo tradicional. É praticamente impossível encontrar uma solução em software do tipo "um tamanho de sapato para todos os pés". Cada oportunidade possui suas próprias características, parâmetros, limites e complexidades que a diferenciam de outras situações que possam parecer semelhantes à primeira vista. Dessa forma, uma solução de implementação de software tende a satisfazer os requisitos de uma oportunidade específica, mas provavelmente não seria útil em outras situações, mesmo se parecerem semelhantes. Por exemplo, tanto grandes empresas como negócios de pequeno e médio porte costumam utilizar alguma forma de SIGE (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), mas seus requisitos de SIGE diferem drasticamente de um para outro. Por esse motivo, empresas como SAP e Oracle oferecem tanto sistemas caros completos de SIGE quanto versões menores e mais baratas. Da mesma maneira, aplicativos SaaS de SIGE podem não ser sempre a melhor opção para uma empresa. Tanto serviços locais como SaaS atendem a várias necessidades e requisitos.

Esse é o caso das nuvens de ferramentas. Já que nuvens de ferramentas são uma ideia tão boa, por que não utilizá-las sempre para se substituir modelos e tecnologias mais tradicionais de ferramentas de fornecimento e gerenciamento e as respectivas licenças? A resposta mais imediata é, surpreendentemente, que elas não são uma grande opção para todas as situações. Estes são alguns dos cenários e fatores em que uma abordagem mais tradicional pode ser, na verdade, a melhor saída:

Usuários que estão mais desconectados do que conectados à rede: apesar do tool cloud suportar o conceito de "empréstimo de licenças" para incorporar usuários que estejam ocasionalmente desconectados por um período de, digamos, algumas semanas, ou que se conectem somente algumas vezes por ano, seria necessário empregar administração adicional para se configurar esta situação. Para usuários que estejam desconectados por períodos prolongados de tempo ou frequentemente, a administração necessária para se gerenciar tal capacidade poderia ser grande o suficiente para não valer a pena.

Políticas de segurança e servidores desconectados: empresas cujos servidores não estão conectados à internet ou cujas políticas de segurança não permitam que software seja baixado de sites externos não poderiam se beneficiar das atualizações automáticas de produto e licença a partir do site do fornecedor do tool cloud.

Flexibilidade para o usuário versus eficiência operacional: em algumas situações, os usuários podem necessitar de (ou exigir) maior flexibilidade e mais domínio sobre o software e as licenças que utilizam. Nesse caso, os usuários podem não estar a favor de conceder o controle do software e das licenças a um modelo centralizado de administração, pois eles podem entender isso como algo limitante a sua flexibilidade de instalar, configurar e gerenciar o software em suas próprias máquinas conforme necessário. Por outro lado, uma das características básicas da computação nas nuvens é o autosserviço sob demanda, o que deve ajudar a resolver essa questão.

Algum nível de administração é necessário: precisa-se de que algum trabalho seja realizado para instalar e administrar um servidor central de tool cloud nas dependências da empresa. Em muitos casos, o tempo e esforço necessários para se administrar o software do tool cloud será menor do que o tempo necessário para administrar o software e as licenças no computador de cada usuário. Entretanto, isso varia conforme a empresa. Fatores como o número de usuários, a disponibilidade de pessoal de TI para assumir tarefas adicionais de administração e uma abordagem de departamento de TI ao gerenciamento centralizado ou descentralizado de bens são apenas alguns exemplos que devem ser considerados.

A verdade em números: a verdade é que o uso de um tool cloud pode ser um exagero para equipes pequenas. Apesar de não haver medições exatas para sugerir que equipes menores do que um tamanho x devam permanecer com modelos tradicionais e que equipes maiores do que esse tamanho devam usufruir da migração para um modelo de tool cloud, é razoável afirmar que existe um ponto de inflexão em algum lugar dessa equação. A realidade é que isso irá depender da situação específica de cada empresa e de fatores como número de usuários, localização e proximidade desses usuários, recursos administrativos disponíveis, tempo disponível para se alocar a cada usuário para administrar sua própria máquina ao invés de fornecer administração central, e assim por diante.

Considerações quanto à implementação de um tool cloud - O objetivo de um tool cloud é minimizar ou mesmo eliminar entraves comuns pelos quais passam quase todas as empresas de TI responsáveis por adquirir, fornecer e gerenciar as ferramentas de desenvolvimento e banco de dados utilizadas na empresa. De um modo geral, esses problemas enquadram-se em uma dentre três categorias: aquisição de ferramentas, implementação de ferramentas e gerenciamento de licenças. Veja a seguir diversas perguntas que você pode fazer a si mesmo para ver se sua empresa enfrenta alguns destes problemas e se poderia, portanto, usufruir da implementação de umtool cloud.

Gerenciamento de licenças - Sua equipe investe bastante tempo rastreando manualmente licenças de ferramentas, muitas vezes através de planilhas? . Sua equipe já foi pega desprevenida, procurando em toda a parte para descobrir quem possui a licença tal para auditorias de conformidade? . Você já recebeu uma fatura dispendiosa e inesperada por conta de ajustes do fornecedor? . Seu departamento de TI gerencia desktops? Quanto tempo leva para instalar e obter a licença de uma nova ferramenta? . Você muitas vezes precisa transferir licenças entre membros de equipe, projetos ou máquinas? Em caso afirmativo, como você lida com a reemissão e o rastreamento das licenças? . Você possui consultores em seus projetos que precisam acessar software por período limitado?

Implementação de ferramentas - Como sua equipe ou departamento de TI implementa novas versões de software para garantir que correspondam aos padrões corporativos e não entrem em conflito com outros aplicativos? . Isso envolve agrupamento de arquivos, teste e implementação de novas versões? . Ou os usuários finais são responsáveis pelo gerenciamento de seu próprio software e por efetuar instalações e desinstalações? . Sua equipe é capaz de obter uma nova versão de software rapidamente, sempre que precisarem? . Normalmente, quanto tempo leva esse processo?

. De quanto tempo sua equipe precisa para alternar de uma versão a outra, desinstalando e reinstalando software? . Você possui várias versões de bancos de dados em execução e precisa utilizar versões mais antigas de certas ferramentas para poder mantê-los, além de versões mais novas? . Existem algumas ferramentas e aplicativos que apresentam conflito ou mesmo obstruem o software existente nos desktops? . Existem problemas causados pelo fato de que múltiplas versões de uma ferramenta não podem coexistir na mesma máquina?

Aquisição de ferramentas- Quanto tempo leva para se obter diferentes ferramentas para diferentes projetos quando necessário? . Cada nova ferramenta precisa de muito tempo e de ciclos adicionais de aprovação de orçamento? . É difícil obter novas ferramentas porque sua empresa está relutante em lidar com um número elevado de fornecedores devido a custos de gestão de fornecedores? . Foi solicitada a você uma redução no número de fornecedores? . É difícil obter valor suficiente a partir de ferramentas pouco usadas para justificar sua posse? . Ao empregar os princípios das nuvens para se configurar uma infraestrutura privada de nuvens completa com recursos de virtualização de aplicativos, as empresas podem implementar ferramentas e gerenciar licenças de forma centralizada para suas equipes. Isso proporciona vantagens a tecnólogos que obtêm acesso instantâneo às muitas ferramentas de que necessitam para resolver tarefas essenciais, ao mesmo tempo em que reduz custos e aumenta a produtividade das empresas de TI.

A computação nas nuvens está sendo adotada em grande escala por pequenas e grandes empresas, e estamos apenas começando a ver as possibilidades de como e onde os princípios associados à computação nas nuvens podem ser impulsionados para se resolver problemas além da entrega de aplicativos e do armazenamento de dados. O tool cloud é uma aplicação emergente que se enquadra nesses conceitos e tecnologias, sendo também importante no sentido de potencialmente mudar a maneira como ferramentas são adquiridas, fornecidas e gerenciadas.

Embarcadero ToolCloud - Embarcadero® ToolCloud™ fornece e gerencia de forma centralizada as ferramentas líderes de mercado de desenvolvimento de aplicativos e gerenciamento de bancos de dados da Embarcadero. Esta tecnologia resolve os desafios do gerenciamento de ferramentas, combinando princípios de computação nas nuvens – recursos sob demanda de pool compartilhado, controlados centralmente e rapidamente fornecidos – com ferramentas que rodam no desktop sem a necessidade de instalação.

O ToolCloud simplifica o licenciamento, reduz despesas e controla o acesso a produtos ao centralizar e padronizar a forma como as ferramentas são entregues. Profissionais de bancos de dados e desenvolvedores podem obter acesso sob demanda às ferramentas sempre que delas precisarem.

Soluções de gerenciamento de ferramentas da Embarcadero: Gerenciamento centralizado de licenças - O princípio norteador é que o ToolCloud proporciona o gerenciamento de licenças. A Embarcadero vem incorporando essa capacidade a nossos produtos a quase uma década. Ela proporciona um único local em seu firewall para lidar com todo o seu inventário de licenças, incluindo geração de relatórios e rastreamento de uso. O gerenciamento centralizado de licenças oferece às equipes a capacidade de: . Padronizar e simplificar. Reduza a complexidade das licenças com um fornecedor e um lugar para administrar as licenças de todas as ferramentas.

. Controlar o acesso para conformidade, segurança e gestão de custos. | . Economizar centenas de horas desperdiçadas no rastreamento de licenças de ferramentas. | . Otimizar as configurações de licenças e aquisições para economizar milhares de reais, evitando compras excessivas.

Entrega de software sob demanda com InstantOn - As ferramentas da Embarcadero gerenciadas pelo ToolCloud podem ser instaladas no desktop de um usuário ou entregues e executadas com InstantOn, a tecnologia de virtualização de aplicativos da Embarcadero. Isso permite que as ferramentas sejam agrupadas em um único arquivo que roda sem necessidade de instalação. A ferramenta roda no desktop, localmente e "a pleno vapor", mas não modifica as áreas do sistema operacional ou registro. Com a entrega de ferramentas sob demanda, as equipes podem: . Acessar e instalar ferramentas rapidamente para se adaptar a mudanças em projetos e exigências empresariais.

. Executar múltiplas versões lado a lado e adaptar conjuntos de ferramentas por projeto e plataforma para responder de forma rápida a novas exigências empresariais.

. Economizar centenas de reais e de horas, evitando instalações e desinstalações dispendiosas de múltiplas versões dos produtos.

. Dar autonomia aos usuários para acessarem as ferramentas de que necessitam a partir de qualquer lugar na rede e em desktops restritos.

. Economizar centenas de horas que seriam desperdiçadas ao se manter computadores atualizados com as configurações adequadas de ferramentas. | ToolCloud: www.embarcadero.com/br/solutions/tools-management.

Perfil- A Embarcadero Technologies é uma empresa líder em ferramentas para desenvolvimento de aplicações e banco de dados. Com elas, os profissionais podem projetar sistemas corretamente, construí-los rapidamente e com o melhor funcionamento. A empresa tem uma comunidade ativa de mais de 3 milhões usuários no mundo inteiro que confiam nos produtos da Embarcadero, que tem como objetivo aumentar a produtividade, reduzir os custos, simplificar a gerência da mudança e a conformidade e estimular a inovação. Fundada em 1993, a Embarcadero está sediada em San Francisco (EUA), com vários escritórios situados ao redor do mundo. [www.embarcadero.com/br] | Por: Peter Mell e Tim Grance

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira