Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2010 - 09:34

Coppe e UERJ analisam soluções tecnológicas para melhorar o trânsito na Copa e Olimpíadas

Sistemas Inteligentes do Transporte podem ser opção para melhorar a mobilidade urbana, aumentar a segurança e a fluidez do trânsito durante os dois eventos internacionais.

A realização de dois eventos internacionais de grande repercussão – a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016 – acendeu a luz amarela para a situação precária do trânsito na cidade do Rio de Janeiro. Não dá para imaginar, por exemplo, uma final de Copa do Mundo sem as torcidas internacional e brasileira, presas em um engarrafamento ou em uma pane do metrô. Assim, já são estimados investimentos de R$ 7 bilhões em obras para os próximos anos para atender as especificações dos Comitês Olímpicos, e ainda assim sem a certeza de uma solução definitiva.

Dentro desse contexto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Coppe - Programa de Engenharia de Transportes (PET), e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ promovem, em parceria com a Planeja & Informa Comunicação e Marketing, o Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Papel Estratégico para a Mobilidade Urbana, nos dias 6 e 7 de maio, na sede da Firjan (RJ). Além de criar oportunidade para debater o posicionamento do Rio de Janeiro para implantar instrumentos inovadores e confiáveis de gestão do transporte e de seu desenvolvimento, o evento vai reunir empresários executivos, técnicos e dirigentes do setor de transporte, governo e profissionais de engenharia para analisar as possíveis soluções. O objetivo é avaliar o impacto da implantação de Sistemas Inteligentes de Transporte na economia brasileira e os efeitos diretos e indiretos na engenharia e na indústria nacional, através do aumento de encomendas, desenvolvimento de serviços e da geração de empregos.

Os instrumentos tecnológicos conheceram, nas últimas décadas, um desenvolvimento acelerado, disponibilizando inéditas funcionalidades cujas utilizações exigem novas sensibilidades e novas percepções para os governos e a sociedade. No que toca ao mundo da engenharia de transportes, a adoção de Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS – ao lado de uma infinidade de vantagens e ganhos que proporciona para muitos, se coloca, igualmente, como a nova racionalidade da integração regional. Os Órgãos Executivos na área de transporte vêm procurando alcançar uma elevada capacidade de inovação a partir de mecanismos que possibilitem o controle da frota e a gestão do transporte.

O momento é propicio, então, para se planejar a implantação de Sistemas Inteligentes de Transporte, já que esta alternativa poderá contribuir para minimizar os problemas do transporte no Rio de Janeiro e das outras cidades que irão abrigar os eventos e poderá permanecer como um legado para a população.Os Sistemas Inteligentes de Transporte através da união da telemática e de ferramentas de controle representam novos meios de se pensar na mobilidade urbana. A utilização eficiente dessas tecnologias tem gerado resultados satisfatórios, promovendo a redução de congestionamentos e dos tempos de viagem, melhoria na qualidade do ar pela redução da emissão de poluentes, possibilidade da indicação de rotas alternativas, o aprimoramento dos níveis de serviço e aumentado a produtividade, a confiabilidade e a segurança dos sistemas de transporte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira