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26/05/2007 - 16:00

Missão empresarial brasileira chega neste final de semana ao Marrocos

Organizada pela APEX-Brasil e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira , Missão segue ainda para Tunísia e Egito.

Mais de 60 empresários brasileiros desembarcam no Marrocos amanhã, dia 26, para cumprir um extenso programa que envolve seminários com representantes de entidades locais e autoridades governamentais, e rodadas de negócios com compradores do país. A missão empresarial segue ainda para Tunísia e Egito. Os setores envolvidos são os de alimentos, equipamentos médico-hospitalares, construção, componentes de calçados, cosméticos, além de máquinas e equipamentos.

Essa semana o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, participou de reunião ministerial no Marrocos e defendeu um aumento das relações comerciais e culturais entre os dois países. Os ministros da área econômica dos países árabes e da América do Sul apoiaram medidas que levem a um aumento dos intercâmbios comerciais durante a sessão inaugural da Segunda Cúpula Econômica entre as regiões.

A Missão aos países do Norte da África, promovida pela APEX-Brasil com o apoio da Câmara Árabe, começa oficialmente dia 27, domingo, com um seminário. No dia 28 haverá a primeira Rodada de Negócios, elaborada de acordo com o perfil e solicitação dos compradores. “Fizemos um levantamento prévio das oportunidades comerciais. Este é um mercado propenso a receber novos produtos, desde que estejam adequados aos hábitos e costumes locais”, observa Juarez Leal, coordenador da Unidade de Eventos Internacionais da APEX-Brasil.

Em 2006 o Brasil exportou US$ 1,9 bilhão para os três países e importou US$ 450,5 milhões. O maior fluxo de comércio é com o Egito que comprou no ano passado US$ 1,3 bilhão em produtos brasileiros. E os que mais cresceram na pauta de exportação nesse período foram produtos inorgânicos compostos, algodão, esteiras/cordas e capachos, cobre e alumínio, produtos de origem animal diversos, fumo, tecidos revestidos, armas e munições e livros/jornais e produtos gráficos.

Um dos estímulos para os empresários brasileiros focarem o Norte da África é a situação atual da região. O Marrocos, primeira parada da Missão Brasileira, discute, atualmente, reduções de tarifas multilaterais e simplificação do regime de comércio. Além disso, os tratados de comércio com os Estados Unidos (Free Trade Agreement – FTA) e com a União Européia tornam o país mais atrativo para receber investimentos diretos estrangeiros.

A Tunísia passa por reformas que buscam estimular o crescimento econômico e diminuir o desemprego, em especial a reforma fiscal e a do setor bancário. Mas há também ações no sentido de promover uma liberalização comercial. Para esse país, o FMI projeta, de acordo com dados, um crescimento do PIB/2007 de 6%.

No Egito, o crescimento das exportações e do fluxo turístico impulsiona as perspectivas para um aumento do consumo e dos investimentos privados. O país é forte importador de produtos do agronegócio, o que apresenta boa oportunidade para o aprofundamento e incremento das relações comerciais com o Brasil. As projeções do FMI indicam crescimento do PIB egípcio de 5,6%.

“A missão comercial ao Norte da África emerge como um fator que pode ser decisivo para o sucesso das iniciativas dos empresários brasileiros em iniciar projetos ou ampliar a sua participação no mercado árabe”, conclui Juarez Leal. Dia 31 a Missão chega à Tunísia, onde fica até o dia 2 de junho. De 3 a 5 os empresários estarão no Cairo (Egito).

As entidades brasileiras Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas), Movexport (Associação dos Exportadores de Móveis de Ubá e Região) e ABIMO (Associação dos Fabricantes de Produtos Médicos e Odontológicos) também participam da Missão Empresarial ao Norte da África.

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