Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2010 - 10:08

Empresa da Incubadora da COPPE desenvolve tecnologia com alto poder de absorção de calor para coletores solares

A Nano Select é pioneira no Brasil na produção de superfícies seletivas com capacidade de retenção de até 98% do calor emitido e temperatura cerca de 500% superior às opções existentes no mercado.

A Nano Select, empresa residente na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ e spin-off do Laboratório de Filmes Finos do Programa de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da COPPE, é a primeira no Brasil a desenvolver superfícies seletivas para coletores de energia solar, com alta capacidade de absorção de calor. A tecnologia desenvolvida é capaz de absorver a radiação solar e reter até 98% do calor captado pela superfície.

A superfície seletiva desenvolvida por meio de nanotecnologia, técnica de manipulação de partículas atômicas, é produzida a partir de filmes de alumínio recobertos com camadas finas de óxidos metálicos como zinco, cromo e sílica anti-reflexiva, que permitem maior absorção de calor. Essa tecnologia é comprovadamente mais eficiente que os revestimentos tradicionais comercializados atualmente no Brasil.

O que existe hoje no mercado são superfícies desenvolvidas a partir de placas de alumínio cobertas por tinta preta fosca, sem qualquer tecnologia agregada e pouco poder de captação. No caso das superfícies seletivas da Nano Select, desenvolvidas a partir de recobrimentos com propriedades óticas otimizadas, o desempenho é muito maior. Enquanto a temperatura máxima de um revestimento tradicional chega a 60o C, a superfície seletiva desenvolvida pela Nano Select pode alcançar até 300o C, cerca de 500% superior, além de se manter aquecida por mais tempo.

Essa tecnologia pode ser empregada em coletores solares para a produção de energia térmica, e até mesmo energia elétrica por meio de conversão fototérmica, forma renovável de alta eficiência e baixo custo, tanto no uso doméstico como na indústria. Outra vantagem das superfícies seletivas com alto poder de absorção de calor, é que o tamanho útil pode ser reduzido, ocupando menor espaço e reduzindo o custo.

Perfil- A Nano Select foi fundada em 2008 pelos físicos Luiz Carlos de Lima (doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) e Marta Bueno de Morais (pós-doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais). A empresa nasceu da idéia de produzir e comercializar modelos otimizados de superfícies seletivas usadas em coletores solares, desenvolvidos em pesquisas no Laboratório de Filmes Finos a partir de 2004.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira