Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Unipac estreita relacionamento com clientes através de Workshop

Além de mostrar as competências da empresa, o workshop trata sobre as novas tecnologias de materiais plásticos e processos de transformação. O programa pode ser personalizado para atender às principais dúvidas e necessidades de seus parceiros.

Tudo começou na I Semana da Tecnologia promovida pela Unipac, em março de 2005. Na ocasião, a empresa realizou palestras simultâneas para colaboradores da Unipac e do Grupo Jacto - do qual a empresa faz parte -, em seu parque fabril localizado em Pompéia, interior do Estado de São Paulo. Além de mostrar um pouco mais sobre a companhia, disseminou informações sobre suas tecnologias, pesquisas e processos. O resultado agradou, motivou os participantes, e estimulou a empresa a ampliar a proposta. Surgiu assim o workshop que a empresa promove atualmente na sede de seus clientes parceiros, com o tema central “Introdução a Materiais Plásticos e Processos de Transformação”.

Segundo Ticiana B. Fernandes, Engenheira de Pesquisa e Desenvolvimento, que coordena e ministra as palestras juntamente com André Silvestre, da área de vendas, o workshop vai de encontro à própria visão da Unipac. “Um dos primeiros valores determinado pela empresa é a excelência no relacionamento com nossos parceiros. Mostramos o conhecimento e a competência de uma empresa com 30 anos de atuação no mercado nacional. Somos ativos, abordamos o que temos para oferecer e as soluções que podemos ofertar, com o objetivo de antecipar as necessidades dos nossos parceiros e gerar resultados sistêmicos, de bens e serviços.”

Temas personalizados - O workshop pode beneficiar os parceiros da Unipac dos diversos setores em que participa: automotivo, agropecuária, consumo, logístico e embalagens industriais. É um trabalho multidisciplinar e que envolve todas áreas da empresa. A primeira parte do programa inclui uma palestra sobre a companhia, que pertence ao Grupo Jacto, sua filosofia e valores, atividades econômicas e sociais. Após uma introdução sobre as novas tecnologias de materiais plásticos, são abordados os processos de transformação que a empresa domina.

As palestras são apresentadas em meio período e os recursos audiovisuais podem ser fornecidos pela própria Unipac ou negociados com a empresa beneficiada. O conteúdo do workshop e a apostila são personalizados e reúnem os assuntos de maior interesse de cada cliente que recebe o benefício. “Adotamos um tema central, mas complementamos com assuntos específicos, de acordo com as solicitações do cliente. Se necessário, levamos outros profissionais da própria Unipac para promover a palestra. Percebemos que, ao saber exatamente o que a empresa tem a oferecer, sua forma de trabalhar com a tecnologia e seus recursos humanos altamente qualificados, despertamos uma maior confiança do cliente”, conclui Ticiana.

Avaliação espontânea - Desde a implantação do workshop, três empresas foram beneficiadas: o Grupo PSA Peugeot Citroën, a Volvo do Brasil e a Parker Hannifin. Além disso, a empresa prepara um conteúdo específico para a II Semana da Tecnologia - que ocorrerá em novembro, em sua sede - e para a Intermed Equipamento Médico Hospitalar, próximo cliente parceiro a ser beneficiado. No final de cada apresentação, os participantes são convidados a preencherem, de forma espontânea, um questionário para avaliação do conteúdo e da forma do mesmo. Os resultados têm sido satisfatórios e demonstram que o workshop contribuiu para ampliar o conhecimento sobre tendências de tecnologia, produtos e a empresa como um todo.

Na avaliação de Jones George Gioppo, Coordenador de Engenharia da Volvo do Brasil, o workshop foi positivo e elucidativo. “A minha equipe de engenheiros tem o desafio e a autonomia de trazer fornecedores que tenham tecnologia de ponta para promover palestras para o grupo. Isso tem gerado e fomentado a aplicação do fornecedor em outras áreas. O conteúdo apresentado pela Unipac foi muito produtivo. Os participantes interagiram com os palestrantes, aconteceram perguntas bem interessantes, que sugerem que o pessoal realmente precisava deste trabalho.”

A equipe de engenharia e profissionais das áreas de compras e de processo da Parker Hannifin avalia a iniciativa da Unipac como um diferencial de mercado, no que diz respeito aos atuais sistemas de parcerias entre fornecedor e cliente. De acordo com Sérgio Baratela, Gerente de Logística da Parker, o workshop personalizado foi bem elaborado e conseguiu atender às expectativas dos participantes. “Apesar de ser um conteúdo técnico, os palestrantes conseguiram transmitir, com bastante clareza, os detalhes de matérias-primas e processos. Sem dúvida, colaborou para a concepção de novos produtos e se refletirá em termos de competitividade, diferencial e até da própria integração entre as pessoas das duas empresas.”

Perfil da Unipac - A Unipac integra o Grupo Jacto, formado por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transportes, equipamentos para limpeza (alta pressão), ferramentaria e meio ambiente. Há 30 anos, a Unipac foca seus objetivos estratégicos no segmento de transformação de plástico e tem como propósito prover soluções inovadoras, que integrem serviços e tecnologias de aplicação de polímeros para agregar valor à cadeia. Executa seis processos de transformação em seu parque industrial: Sopro, Injeção, Injeção Espumada Estruturada, Extrusão, Termoformagem e Rotomoldagem e atende, atualmente, aos mercados automotivo, agropecuária, consumo, logístico e embalagens industriais para os setores agroquímico, alimentício, fotoquímico, limpeza, químico, entre outros. Conta com cerca de 900 funcionários e 126 máquinas de transformação de plástico, instaladas em um total de 30.000 m2 de área construída, nas três unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo uma in house.

A empresa está sempre na vanguarda tecnológica, já tendo desenvolvido mais de 2.000 moldes dos mais variados tamanhos, pesos e geometrias, numa variação de produtos que vão desde frascos de 60 ml, até tanques de 5500 litros. Esta capacitação permitiu à empresa alcançar um aumento de produtividade de 10% em 2005, índice que deve se repetir neste ano. Em 2006, a empresa espera um aumento no faturamento em torno de 8%, taxa semelhante ao conquistado em 2005 em relação ao ano anterior. Site: www.unipac.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira