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26/03/2010 - 10:53

Quem conquistará a preferência do consumidor em 2010?

Se depender dos lançamentos que seguramente ocorrerão, o mercado global de carros será mais disputado do que pode imaginar um leitor menos atento. Não é novidade que a Toyota e Honda disputam, de longa data, o encantamento do consumidor, com carros de alta qualidade inquestionável, desempenho satisfatório, consumo que agrada a seus proprietários e design para ninguém botar defeito. Mas, estará essa hegemonia ameaçada?

Para o site americano, Kelley Blue Book (www.kbb.com), especilaizado no setor automotivo, sim. Para ele, a Hyundai é a que tem mais chances de assumir a liderança no quesito fidelização de cliente. Segundo estudo divulgado pelo site, na última quinta- feira (18/03), a marca coreana superou recentemente a Honda e a Toyota neste quesito.

A publicação revela que ao comparar dados de fevereiro 2010 com o ano anterior, a Hyundai obteve aumento maior na lealdade do consumidor, saltando de 10,4 pontos percentuais, para 56,3 por cento.

Segundo a Kelley Blue Book, essa é a primeira vez, na história recente, que a Hyundai assume o primeiro lugar em fidelidade à marca nos Estados Unidos. No mesmo período, a Toyota caiu do primeiro para o terceiro lugar e a Honda continua a manter-se estável, em segundo lugar. Além disso, ressalta a publicação, durante todo o mês de Fevereiro de 2010, a Hyundai superou a média do segmento global de carro por uma margem saudável (aumentou 2 por cento mêsamês, contra a média de mercado de 0,3).

Para a kbb.com, a Hyundai foi favorecida com a entrada de novos produtos como o Sonata 2011 e Tucson, enquanto alguns veículos tradicionais, como o Honda CR-V e Accord estão um pouco obsoletos, no mercado norte americano, afirma. Já a Toyota, segundo percepção do consumidor, enfrenta uma grande crise de proporções ainda não reveladas.

E no Brasil a história é a mesma? Não sei se temos dados disponíveis que comprove essa tendência. Mas, que a marca Hyundai tem dado demonstração de que não está para brincadeira, isso ninguém duvida. Por aqui, desde o início da década, o seu prestígio vem crescendo de forma galopante. Mas, o sucesso não é obra do acaso e os coreanos sabem muito bem disso ao cunharem a expressão: ”Songkoto Kutputo Tuurokanda” que em tradução livre significa “você deve começar de baixo para subir uma escada”.

Particularmente, nunca dirigi um carro da Hyundai, mas tenho um amigo que possui um Tucson, e ele jura que o carro é mesmo muito bom. O cliente não quer saber se um fabricante é melhor do que o outro, o que ele quer mesmo é comprar carros de ótima qualidade, desempenho, conforto e, de preferência, barato.

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, Escritor, consultor, conferencista e professor.Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”. Site: www.evaldocosta.com | Blog: http://evaldocosta.blogspot.com | E-mail: [email protected]

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