Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2010 - 11:00

CEO da Butamax anuncia planos da nova Joint Venture

Grande foco da empresa será a tecnologia de produção do biobutanol, um biocombustível avançado com características complementares ao etanol.

Formada pela British Petroleum e DuPont em 2009, a joint venture Butamax Advanced Biofuels inicia, pela primeira vez, contato com o mercado brasileiro de biocombustível. Tim Potter (CEO da Butamax), Tyler Ames (Vice Presidente Global de Tecnologia da Butamax) e Paul Beckwith (Vice Presidente Global de Estratégia e Marketing da Butamax) visitam o Brasil para reforçar a forte atuação da nova empresa no desenvolvimento e na comercialização da tecnologia de produção do biobutanol, um biocombustível avançado que no Brasil será produzido em escala comercial para o mercado de exportação. Além da instalação de uma unidade piloto em Hull – Reino Unido, que será construída ao longo de 2010, a nova empresa também contemplará em seu cronograma a inauguração de um laboratório de biotecnologia, localizado em Paulínia – Brasil, para meados de junho deste ano.

Desde 2005, a BP e a DuPont realizam estudos para o desenvolvimento do biobutanol, biocombustível que colabora para atender à demanda por fontes de energia que minimizem as emissões de poluentes e funcionem como alternativa àqueles derivados de petróleo. Para a produção de biobutanol, a Butamax acredita que a cana-de-açúcar brasileira seja fundamental para o sucesso de sua comercialização em escala global. Atualmente, esta matéria-prima é a opção mais competitiva disponível, que alcança os melhores níveis de sustentabilidade e que consegue, simultaneamente, ser economicamente viável e permitir larga escala de produção no longo prazo. Desta forma, o biobutanol poderá atuar como combustível complementar ao etanol, ao agregar valor à cadeia produtiva e proporcionar uma alternativa aos produtores de biocombustíveis. No futuro, também será possível a produção a partir de outras matérias-primas avançadas - como celulose de biomassa.

Com potencial de produção em larga escala e possibilidade de atender à demanda de um mercado global, o biobutanol se junta ao etanol, na oferta de biocombustíveis brasileiros a partir da cana-de-açúcar. Aliado ao etanol, o novo combustível também reforça o compromisso de cumprir as regulamentações ambientais da Europa e dos EUA, viabilizando a aceleração do processo da adoção de biocombustíveis nestes países.

Butamax Advanced Biofuels- A Butamax é uma joint venture criada nos EUA em julho de 2009 pela British Petroleum e DuPont, para a produção e comercialização de biobutanol em larga escala, a partir da união das habilidades, capacidades e expertise das duas companhias, permitindo o avanço da cadeia de biocombustíveis. O programa de pesquisas sobre o biobutanol teve início em 2005.

Perfil- O biobutanol apresenta características únicas que permitem o alcance de maiores níveis de fontes renováveis para serem misturados à gasolina, respeitando as especificações já existentes, além de permitir o desenvolvimento da produção de biocombustíveis e sua contribuição para o transporte.

Modelo de negócio- A Butamax irá disponibilizar o biobutanol por meio de uma combinação de acordos, que incluem comercialização de produtos, licenças de tecnologia e contratos de serviços e fornecimento de materiais.

A produção de Biobutanol não implicará em mudanças significativas dos equipamentos já existentes para o processo produtivo de outros biocombustíveis, como o etanol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira