Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2010 - 07:36

Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2009 já tem ganhador

O nome do pesquisador que receberá a mais importante honraria em ciência e tecnologia do Brasil, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, acaba de ser divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O agraciado será o físico Luiz Davidovich, escolhido durante a 151ª reunião do Conselho Deliberativo do CNPq. A cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 4 de maio, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, com a participação do ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

Durante a reunião, também foram definidos os nomes de pesquisadores que receberão o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2010, honraria concedida a pesquisadores que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país, e os nomes das instituições colaboradoras que incentivaram o crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq na missão de fomento a pesquisa e capacitação profissional de todas as áreas do conhecimento. Estas instituições receberão o título de Menção Especial de Agradecimentos da agência durante a comemoração do 59º aniversário.

Físico quântico - Natural do Rio de Janeiro, capital, Davidovich se graduou em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1968, e fez doutorado em Física pela University of Rochester, em 1975. É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente lidera um grupo de pesquisa sobre o fenômeno do emaranhamento de estados e, em particular, no estudo da ação do ambiente sobre essa propriedade fundamental do mundo quântico.

Autor de mais de 80 artigos publicados, Davidovich é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Ordem do Mérito Científico do Brasil, da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), da National Academy of Sciences e da Fellow da Optical Society of America. Vencedor do Prêmio Física 2001, da TWAS, o professor Luiz já orientou 16 teses de doutorado e 14 dissertações de mestrado. O secretário-geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, também integrou o Conselho Deliberativo do CNPq entre 2005 e 2009.

História da premiação - O Prêmio Almirante Álvaro Alberto é uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq e a Fundação Conrado Wessel. Reconhece pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do progresso da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo. O estímulo é concedido anualmente, em sistema de rodízio, às grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Nesta edição, referente ao ano de 2009, a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias foi contemplada.

O diferencial do prêmio é não aceitar inscrições. O agraciado recebe diploma, medalha e R$ 150 mil, quantia concedida pela Fundação Conrado Wessel. Criado em 1981, o Prêmio já foi concedido aos mais destacados pesquisadores brasileiros, entre eles Sergio Henrique Ferreira, Fernando Galembeck, Carlos Chagas Filho, Celso Monteiro Furtado, Aziz Nacib Ab´Saber, Ozires Silva, Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior, Otto Richard Gottlieb, Mário Schenberg, Herch Moysés Nussenzveig, José Leite Lopes, Eduardo Moacyr Krieger, Jacob Palis Júnior, Maria Isaura Pereira de Queiroz, entre outros. [ www.cnpq.br/premios/2009/paa/vencedores.htm].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira