Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2010 - 07:43

Check up animal: cães e gatos precisam ser vacinados e visitar o médico veterinário para cuidados preventivos

Vacinas e visitas regulares ao veterinário ajudam a manter a saúde do pet em dia. É preciso obedecer ao calendário de vacinação e agendar consultas não apenas para animais que apresentam algum tipo de doença ou mudança de comportamento .

Como membros da família, cães e gatos precisam estar sadios para a convivência com outros animais e também com seus donos. Por isso, vacinar é a segurança de que os pets estarão livres de doenças, algumas delas transmissíveis ao homem. Mas além das vacinas, as consultas veterinárias também são importantes para manter um prontuário de saúde dos pets, fazendo com que o médico veterinário identifique as necessidades do animal e facilitando diagnósticos e a constatação de sintomas.

O médico veterinário é o profissional mais preparado para identificar um problema de saúde animal e dar início a um tratamento, que, à regra, sempre que realizado no início, favorece a cura mais rápida. Segundo a veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto, o ideal é que os donos de animais de estimação levem seus pets saudáveis aos consultórios veterinários pelo menos uma vez por ano, assim a dose anual das vacinas polivalentes para cães e gatos e anti-rábica podem ser aplicadas.

As vacinas fazem com que o organismo produza anticorpos (células de defesa) específicos contra os principais agentes que causam doenças em cães e gatos. Estando vacinados, caso os animais entrem em contato com esses agentes, os anticorpos estarão prontos para combater as doenças.

Vincoletto alerta que também é importante utilizar suplementos alimentares para contribuir com a saúde dos animais. “Alguns suplementos, como o Nutralogic, contêm nutrientes com ação antioxidante, que auxiliam animais em estado nutricional inadequado ou submetidos a condições de estresse, como períodos de vacinação”.

De acordo com a médica veterinária, o esquema vacinal e o tipo de vacina a ser utilizado pode variar de acordo com cada veterinário. O programa deve ser iniciado nos filhotes entre 45 a 60 dias de idade, sendo os reforços feitos anualmente, durante toda a vida do pet. “As vacinas previnem doenças infecciosas nos cães como Raiva e Cinomose, que acometem o sistema nervoso; Parvovirose e Coronavirose, doenças gastrintestinais; Parainfluenza e Adenovirose, doenças respiratórias; Hepatite Infecciosa e Leptospiroses, doenças sistêmicas. Os gatos também devem ser vacinados, para prevenção de doenças como Raiva, Panleucopenia, uma doença gastroentérica, Rinotraqueíte, Clamidiose e Calicivirose, doenças respiratórias”.

Vetnil - Fundada em 1994, a Vetnil está entre os cinco maiores laboratórios brasileiros de produtos veterinários e é líder no mercado nacional de equinos. A empresa é fabricante de suplementos alimentares que garantem a saúde nutricional e a qualidade de vida de animais domésticos, além de aumentarem a performance de animais atletas. Entre seus produtos estão suplementos e medicamentos para pets (caninos, felinos, aves ornamentais, pássaros e roedores), avestruzes, bovinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos. A empresa conquistou prêmios importantes promovidos pela imprensa brasileira, dentre os quais o de “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), o de “Melhor empresa do setor de produtos veterinários (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), além de ter figurado entre as “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Revista Época) e entre as “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar 2006” (Revista Época). | Site: www.vetnil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira