Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2007 - 08:07

Pesquisa Quint estabelece panorama da relação entre as áreas de TI e negócios

Análise mundial, realizada com executivos de todos os segmentos do mercado, conclui que a performance de TI não é utilizada como base potencial para inovações e crescimento dos negócios.

Apesar dos executivos de TI e negócios concordarem no que diz respeito aos objetivos e aspectos fundamentais da área de tecnologia, eles divergem em quase todas as outras questões estratégicas e operacionais de TI. Esta é a conclusão da pesquisa mundial IT Performance Starts With Business (Desempenho de TI começa com os negócios), conduzida pela Quint Wellington Redwood (www.quintgroup.com), companhia global de Consultoria e Treinamento Gerencial, especializada em Gerenciamento de Serviços, Governança e Melhoria do Desempenho de TI.

O objetivo principal da pesquisa era verificar se, depois de concentrar por anos os esforços na redução de custos, a área de TI e seus clientes internos estariam de fato prontos para usar a tecnologia para a inovação e para o crescimento. Segundo o estudo, o relacionamento entre as duas áreas ainda é muito precário: apenas 37,5% dos executivos atuam com base em relatórios padronizados, enquanto o restante dirige por meio de informações isoladas. “Concluímos que a performance de TI não é utilizada como base potencial para inovações e crescimento dos negócios. Isso devido ao fato de existir uma lacuna entre as duas áreas, que caminham para lados opostos e impedem a geração de resultados eficientes”, afirma Milena Andrade, country manager da Quint no Brasil.

Mas na pesquisa não houve apenas desencontro de idéias. A unanimidade entre os gerentes de negócios e de TI fica por conta da melhoria da qualidade dos serviços e da segurança da informação. Os dois pontos foram considerados prioritários pela maioria dos entrevistados.

No entanto, os dois grupos discordam quanto a outros pontos importantes na estratégia de negócios. Se o alinhamento entre TI e negócios foi colocado como segunda prioridade pelos CIOs, apareceu somente na sexta posição entre os demais gestores. Os profissionais de negócios se preocupam mais com outros aspectos, como redução de custos, apontada por 90% dos executivos, e pela qualidade dos serviços, alternativa assinalada por 83% dos gerentes de negócios.

Sobre a pesquisa - Para a realização da pesquisa, a Quint entrevistou executivos de todos os segmentos de mercado. O estudo foi completado por 64 gestores divididos em grupos de TI e negócios que atuam em empresas que possuem um número total de funcionários que varia entre 100 e 10 mil, e apresentam budgets para TI entre 50 mil e 200 milhões de euros. A consultoria analisou empresas localizadas principalmente nos continentes europeu, asiático e sul-americano. “Apesar de ser uma pesquisa global, com a opinião de empresas de diversos países, muitos dos resultados se aplicam ao Brasil, principal representante da América do Sul no estudo”, finaliza Milena.

Perfil da Quint - A Quint é uma empresa global de consultoria e treinamento especializada em gerenciamento de serviços, governança e melhoria do desempenho de TI, atuando de forma independente de fornecedores de hardware e software. Através do desenvolvimento contínuo de seus profissionais nas melhores práticas de mercado e de sua experiência e conhecimentos acumulados em projetos realizados em diferentes países, a Quint é reconhecida como "líder em idéias" e "líder em práticas". Combinando "liderança em idéias" e "liderança em práticas", a Quint tem auxiliado organizações em todo o mundo a orquestrar a excelência de seus negócios, permitindo às organizações aumentar o retorno sobre os investimentos em Tecnologia da Informação.

Além dos serviços profissionais do segmento de Governança de TI e Treinamentos presenciais, a Quint também oferece o e-learning, cursos via Internet que atendem as necessidades de ensino à distância ou de treinamento em escala corporativa. A Quint possui uma forte presença mundial, na Europa, Ásia e Américas. Sua matriz está situada em Amsterdã, na Holanda. Entre seus principais clientes no Brasil, estão empresas como Carrefour, Aracruz Celulose, Alcoa, Petrobras, Serpro, Philips, Duke Energy, ABN Amro Bank, Veracel e Cemig, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira