Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2010 - 08:17

Mercado brasileiro de cerveja cresce 5,24% em 2009 e supera Alemanha no ranking mundial

Após ano de crise na economia e forte pressão ocorrida com o aumento dos Impostos Federais, o setor cervejeiro volta a crescer em 2009, confirmando tendência de crescimento dos últimos anos, chegando ao quarto lugar do ranking mundial de produção com 10,9 bilhões de litros.

No mês de março de 2010 foram publicados os balanços de algumas das principais empresas do setor de cervejas no Brasil. Com os dados vieram a confirmação do excelente desempenho do setor em 2009. Depois de grandes dificuldades enfrentadas em 2008, ano em que a crise pressionou vários setores da economia brasileira, incluindo o setor cervejeiro, as empresas conseguiram superar as dificuldades rumo à retomada de crescimento do setor.

Devemos ressaltar que o Governo Federal e os Estados socorreram diversos segmentos da economia, com redução de impostos, dentre outras concessões. O setor cervejeiro, além de não receber subsídios, ainda teve que absorver, sem repassar para os preços dos produtos, um aumento de impostos federais na ordem de 15%.

Fatores positivos ajudaram o setor cervejeiro, como o verão de altas temperaturas e aumento da renda imediata no bolso do consumidor Brasileiro, alavancada pelo aumento de 20% do salário mínimo promovido pelo Governo Federal. Estes fatores, somados à eficiência operacional das empresas, contribuíram para o aumento dos volumes em 5,24% em 2009, atingindo a casa de 10,91 bilhões de litros, contra os 10,34 bilhões de litros produzidos em 2008.

O atual volume coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial, passando a Alemanha e ficando atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia. [www.sindicerv.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira