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27/03/2010 - 08:52

CSU CardSystem emite 1,5 milhões de cartões e fecha o quarto trimestre de 2009 com 24,3 milhões de plásticos cadastrados

São Paulo – CSU CardSystem S.A., empresa listada no Novo Mercado sob o código CARD3 e a maior processadora independente da América Latina, anuncia hoje os resultados do quarto trimestre de 2009 (4T09) e o balanço da sua performance no ano passado.

No segmento de processamento de meios eletrônicos de pagamento, a companhia consolidou e ampliou sua liderança no mercado brasileiro de processamento de cartões de crédito com o lançamento do cartão flex, e investiu no desenvolvimento tecnológico para o processamento no segmento de acquirers, adaptando seu software para atender novos adquirentes.

A CSU fechou o exercício registrando faturamento 9,0% superior ao ano de 2008. O lucro líquido foi de R$ 17,9 milhões, um crescimento de 165,7% na mesma comparação. Já o lucro bruto da empresa teve aumento de 43,8%, com aumento na margem de 7,8 pontos percentuais. Durante 2009, foram observadas significativas melhoras nos índices operacionais da empresa nas unidades de negócio do grupo.

As atividades relacionadas ao processamento de meios de pagamento aumentaram sua participação no faturamento em aproximadamente 5%. A evolução natural da base de cartões permitiu que o faturamento em relação a 2008 crescesse em aproximadamente 18,6%. Produtos como cartões híbridos e múltiplos foram os maiores responsáveis pela expansão.

No quarto trimestre, a CSU CardSystem S.A. apresentou resultado líquido de R$ 3,6 milhões, número que mantém o histórico positivo de todo o ano. O lucro bruto registrado no mesmo período foi de R$ 29 milhões, montante 33,7% maior que o valor apresentado no último trimestre de 2008.

Apesar de o ano de 2009 ter sido marcado por uma profunda crise econômica mundial, a CSU apresentou crescimento de 125% na base de cartões flex e de 22% na base total, praticamente o dobro da evolução do mercado, que encerrou o ano com 565 milhões de cartões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços - ABECS (montante que representa crescimento de 10% em relação ao ano anterior). No último ano, a base de cartões da companhia adquiriu um perfil mais diversificado devido às altas taxas de crescimento registradas pelos cartões emitidos por grandes redes varejistas e seguradoras. No final de 2008 esses clientes representavam 7% de sua base de cartões e após doze meses, estes produtos correspondiam a 15% da base total de plásticos processados.

No último trimestre, a CSU CardSystem fez o cadastramento de 1,5 milhões de cartões, mantendo um volume de emissão constante e elevado. A base de cartões fechou em 24,3 milhões, número que representa um crescimento de 21,2%, o dobro do mercado, se considerados apenas Cartões de Crédito e Private Label.

As melhoras operacionais da CSU também são visíveis na ampliação do EBITDA, que foi quase 22,5% maior em 2009 quando comparado com o acumulado em 2008. As reduções em custos e despesas foram os principais motivos para a variação. O EBITDA da CSU CardSystem, em 31 de dezembro de 2009, era de R$ 78,9 milhões, sendo que no último trimestre do ano registrou R$ 16,6 milhões.

Ao mesmo tempo em que a companhia investiu cerca de R$ 10 milhões em tecnologia e recursos humanos com o objetivo de dar ainda mais robustez aos seus negócios, conseguiu reduzir seu endividamento líquido de R$ 95,0 milhões para R$ 55,5 milhões. A redução representou 41,6% no quarto trimestre de 2009 quando comparada com o mesmo período do ano anterior. Isso foi possível devido à utilização de caixa gerado nas operações para liquidar empréstimos e financiamentos de curto prazo.

A CSU é protagonista dos maiores cases de sucesso em projetos de cartões de crédito no Brasil, como Carrefour Visa e Porto Seguro. Conquistas importantes foram realizadas ao longo de 2009, entre elas a do Banco Banrisul (renovação), da UBR (Viva Unimed) e Banco JBS (Private Label – Distribuição). [www.mzweb.com.br/csu/web/arquivos/CSU_ER_4T09_20091028_port.pdf ].

Grupo CSU - A CSU foi criada em 1992, quando o negócio se restringia àqueles que tinham know-how e tecnologia necessária para operar. Não havia bancos emitindo cartões e o Brasil tinha apenas seis empresas emissoras. Foi neste contexto que o fundador da companhia percebeu a oportunidade para montar a CardSystem Ltda., cujo objetivo era viabilizar o negócio de cartões de crédito para o sistema financeiro.

As operações foram iniciadas no modelo Full Service, que atende a todas as necessidades do ciclo operacional do negócio de administração e processamento de meios eletrônicos de pagamento.

Em 1996, a empresa foi reestruturada como uma sociedade por ações e sua denominação mudou para CardSystem S.A. No ano seguinte, com a participação minoritária adquirida por fundos de private equity, houve nova mudança de nome, que passou a ser CSU CardSystem S.A..

Com um portifólio de serviços diversificado, a CSU percebeu no mercado de cartões uma excelência que deveria ser aplicada a outros setores. Dessa forma, a companhia organizou sua estrutura em unidades de negócio, de maneira que cada uma delas fosse especialista em sua área de atuação: CSU CardSystem: Terceirização em administração e processamento de meios eletrônicos de pagamento | CSU.Contact: Infraestrutura e gestão em terceirização de contact center. | CSU MarketSystem: Desenvolvimento e gestão operacional de programas de marketing de relacionamento, fidelização, business intelligence e loyalty. | CSU Credit&Risk: Gestão do ciclo de crédito e cobrança.

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