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27/03/2010 - 08:52

Relatório da SITA mostra grande queda no extravio de bagagem e economia de US$ 460 milhões em 2009

O Relatório de Bagagem da SITA 2010 aponta uma queda de 23,8% no número de malas extraviadas, no ano passado, resultando em economia de US $ 460 milhões para as companhias aéreas de todo o mundo.

Este é o segundo ano consecutivo que a indústria reduziu significativamente o número de malas extraviadas no mundo inteiro. No ano passado, 25 milhões de malas foram perdidas, uma redução de 23,8%, em relação a 2008, e mais de 40%, comparado com 2007. A SITA, empresa de comunicação e soluções de TI para transporte aéreo, opera o WorldTracer, sistema de rastreamento da bagagem, que é usado por mais de 440 companhias aéreas e empresas que atuam nas pistas dos aeroportos.

Francesco Violante, presidente da SITA, diz: "A gestão eficaz da bagagem desempenha um papel importante na experiência dos passageiros. Por isso, esta última queda na taxa de extravio da bagagem é uma boa notícia para os passageiros e para as companhias aéreas também. A redução pode ser atribuída a um menor número de passageiros viajando, no ano passado, mas o declínio de 2,9% no número de passageiros ainda é muito menor do que o declínio de 23,8% no extravio da bagagem. Melhorias no sistema de manuseio de bagagens e passageiros com poucas malas para evitar taxas extras também contribuíram para o declínio global".

Quando as malas se perdem? Durante as transferências de aeronaves - 52% Falha ao carregar - 16% Erro na etiqueta / mala / segurança / outros - 13% Aeroporto / aduaneiras / tempo / espaço de restrição de peso - 6% Erro na carga ou descarga - 7% Extravio na chegada à estação - 3% Erro de marcação - 3%

Embora a grande maioria das malas extraviadas seja devolvida a seus donos no prazo de 48 horas ou menos, apenas 3,4% do total de 25 milhões não são reclamadas ou, em casos raros, são realmente roubadas. Normalmente, depois de até seis meses, a bagagem não reclamada é recuperada, doada ou destruída, dependendo da determinação do governo. Uma dica importante para que os passageiros evitem o extravio da mala é deixar tempo suficiente entre os voos de conexão para garantir que a transferência seja feita corretamente e no tempo.

O Programa de Melhoria da Bagagem da IATA (IATA´s Baggage Improvement Program), lançado em 2008, propõe soluções que visam reduzir extravio de bagagem pela metade até 2012 - gerando uma economia anual para a indústria de US$ 1 bilhão a US$ 1,9 bilhão.

O serviço de Gestão de Bagagem da SITA usa IP altamente redundante, baseado em links globais, para dirigir, controlar e rastrear a bagagem dos passageiros durante a viagem - de check-in até ao destino final. Isso economiza tempo e dinheiro para os mais de 100 aeroportos e 400 companhias aéreas em todo o mundo que já utilizam a solução. A SITA também é pioneira na utilização da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) para rastreamento e localização de bagagens.

As pesquisas da SITA mostram, com consistência, a vontade crescente de passageiros de utilizar tecnologia de autoserviço para check-in de bagagens ou no aeroporto ou fora do local, levando a SITA a desenvolver quiosques com uma maior gama de funcionalidades. O novo quiosque WorldTracer permite que os passageiros evitem as filas de serviço, gerando um único número de identificação de sinistros, que mantém os passageiros informados sobre o status do extravio da bagagem, seja através do site ou de uma central de atendimento.

=O relatório foi divulgado no Passenger Terminal Expo, maior evento do mundo com foco na indústria das companhias aéreas e serviços aeroportuários de passageiros, realizado em Bruxelas. [ www.sita.aero/BR2010]

Perfil- A SITA é a líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operação de linha aérea comercial de passageiros, operação de voo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 1.600 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em vôo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,47 bilhão (€ 1,13 bilhão), em 2008. [ www.sita.aero ]

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