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30/03/2010 - 08:34

Vicunha Têxtil anuncia resultados 2009 e reestruturação dos negócios

São Paulo- A Vicunha Têxtil, maior companhia do setor na América Latina, anuncia os resultados de sua operação no exercício 2009 com projeções positivas para este ano, a partir do novo momento da empresa, agora focada exclusivamente nos negócios de índigo e brim. Com atuação nacional e internacional em um segmento que ainda vê dificuldades de recuperação, os principais destaques da Vicunha em 2009 foram o realinhamento estratégico e manutenção de sua política financeira, garantindo à empresa a capitalização de R$ 169, 5 milhões para equacionar sua situação patrimonial e margem EBTIDA de 13%, totalizando R$ 147 milhões.

Entre os principais indicadores da Vicunha em 2009 estão- Receita bruta das vendas consolidada de R$ 1,388 bilhão em 2009, mantendo o resultado estável em comparação ao exercício anterior (R$ 1,386 bilhão), lucro bruto consolidado de R$ 210 milhões; EBITDA consolidado de R$ 147 milhões, margem de 13% sobre a receita líquida e 5% maior que o registrado no ano precedente, redução das despesas comerciais e administrativas em 3% em relação ao ano anterior (R$ 171 milhões), resultado líquido negativo de R$ 28 milhões, inferior R$ 167 milhões quando comparado com o ano anterior, patrimônio líquido de R$ 501 milhões (R$ 370 milhões em 2008), resultados não recorrentes na ordem de R$ 194 milhões (R$ 12 milhões em 2008), correspondendo, basicamente, ao termo de acordo entre a Companhia e o banco Merril Lynch, resultado financeiro negativo de R$ 101 milhões, inferior R$ 114 milhões quando comparado com o ano anterior e decorrente de juros de empréstimos e reversões de provisões por variação cambial, dívida financeira líquida de R$ 489 milhões, inferior R$ 8 milhões em comparação a 2008.

Destaques 2009 - Com o objetivo de equacionar a situação patrimonial e financeira da Vicunha Têxtil em um cenário econômico fortemente impactado pela crise iniciada ao final de 2008 e crescentes importações de tecidos ao mercado nacional, a principal estratégia da companhia foi direcionar seus negócios exclusivamente à produção de índigo e brim

"Apesar de a economia brasileira ter mostrado recuperação logo no segundo semestre de 2009, a indústria têxtil continuou com crescentes dificuldades. Uma delas é que o atual mercado interno tem a concorrência de produtos importados mais baratos. A outra é a nossa atuação no mercado externo, que, com a valorização do real, deixou de ser competitiva", afirma José Maurício D´Isep, diretor financeiro da Vicunha Têxtil.

Em 2009, a Vicunha decidiu pela venda de parte dos ativos que compunham seu segmento de malharia sintética, natural e artificial à Franco Matos Tintêxtil S.A., deixando de atuar por completo no segmento. Ainda dentro do plano de negócios da empresa, a produção de fibras de viscose passou a ser operada pela Fibracel Têxtil Ltda, subsidiária integral Vicunha Têxtil.

Outras medidas adotadas pela companhia para garantir melhor resultado em 2009 foram a simplificação de suas estruturas de gestão, renegociação do vencimento das debêntures, com antecipação do prazo para 1º de junho deste ano e transferência de imóveis não operacionais para a Asaki Participações Ltda., subsidiária integral Vicunha Têxtil.

Perspectivas 2010 - As operações da Vicunha em 2009 focadas na superação e nova estratégia de negócios rendem à Vicunha posição mais agressiva tanto no mercado interno quanto no externo. A partir deste ano, a empresa está pronta para a internacionalização, com análise de possíveis aquisições para complementar sua produção fora do País.

Além da consolidação no mercado internacional, a Vicunha dá andamento a seu plano de expansão no Brasil - iniciado em 2009 -, com investimentos da ordem de R$ 100 milhões na modernização das fábricas da empresa situadas no Nordeste (duas no Ceará e uma no Rio Grande do Norte). Grande destaque da estratégia da companhia no mercado nacional é também o recente anúncio do protocolo de intenções firmado entre a Vicunha, Governo de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá para a construção de unidade fabril da companhia no Estado para a produção de índigo e brim.

Com aporte estimado de R$ 350 milhões entre construção, maquinário, mão de obra e capital de giro, o projeto consiste em uma unidade industrial com capacidade de processamento anual de 65 mil toneladas de algodão e produção de 72 milhões de metros lineares de tecido por ano, tornando a Vicunha a líder mundial e maior empresa do setor têxtil.

Em números, a projeção da companhia é apresentar, no início de 2011, EBITDA referente a este ano e aos negócios de índigo e brim de, no mínimo, 10% superior aos indicadores registrados em 2009 e 2008.

Vicunha Têxtil - Fundada em 1967, a Vicunha Têxtil é líder em diversos segmentos da indústria têxtil e maior companhia do setor da América Latina. A empresa produz e comercializa índigos, brins, fios e filamentos. Conta com unidades fabris no Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além disso, possui escritórios comerciais na Europa e na Argentina. Adquiriu a maior fábrica de índigo do Equador e está entre os principais fabricantes mundiais de índigos e brins.

Em 1982, iniciou suas atividades no mercado externo e, hoje, é considerada uma das maiores empresas exportadoras do setor, vendendo seus produtos às melhores marcas nacionais e internacionais. Para isso, investe constantemente em tecnologia e aperfeiçoamento de seus colaboradores para melhoria de qualidade e aumento da eficiência de produção.

Sempre atenta às novidades do segmento, a empresa apoia diversos estilistas nos eventos de moda e participa das principais feiras mundiais do ramo têxtil, como Denim by Première Vision, Première Vision, Munich Fair, Shangai Intertextiles e Colombiatex. Consciente de seu papel social, a companhia realiza ações nas áreas de educação, saúde, conservação ambiental e programas motivacionais, entre outros.

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