Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2010 - 09:10

Prevenção é essencial

Casos de dengue crescem em Brasília, mas ainda é preciso tomar cuidado com o mosquito e se prevenir. Mercado farmacêutico já oferece medicamentos homeopáticos para tratar a doença.

Brasília - O período de chuvas, ocasionado pela chegada do verão, apresenta um perigo para a população de Brasília: a dengue. É nessa época do ano que o transmissor da dengue encontra as condições favoráveis para se proliferar. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foram registrados 1.169 casos de suspeita da doença, 236 contaminações, o que representa um aumento de 304,5% a mais em relação a 2009.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem dois tipos, a clássica e a hemorrágica. O primeiro se caracteriza por febre alta, cefaléia, dores musculares, cansaço, dores nas articulações, perda de apetite, manchas vermelhas pelo corpo e vômitos. O segundo tipo reúne todos esses sintomas, mas pode ocorrer sangramento e ocasionalmente choque, levando a pessoa à morte. Quando começam a aparecer os primeiros sinais, muitas pessoas confundem com gripe ou outra virose qualquer e se automedicam com antiinflamatórios, predispondo ainda mais o organismo a fenômenos hemorrágicos.

Evitar deixar água parada em recipientes e vasos de planta é o primeiro passo para não permitir o nascimento do mosquito. Além disso, é recomendado um tratamento profilático. Pensando nisso, a Farmacotécnica desenvolveu dois produtos que podem ser usados por qualquer pessoa que deseja passar longe da dengue nesse verão.

O primeiro deles é um repelente de uso tópico a base de Ledum Palustre, também conhecido como "Alecrim do Pântano", principal remédio homeopático para as picadas de insetos. "O produto não causa alergia e pode ser preparado com uma loção hipoalergência", descreve Danyelle Peres Ávila, farmacêutica da Farmacotécnica, especializada em Homeopatia.

Ela sugere, ainda, outro composto homeopático voltado para a prevenção e o tratamento da dengue. "A fórmula foi pesquisada durante oito anos no Rio de Janeiro. O estudo mostrou que a maioria das pessoas que usou o medicamento não apresentou a doença mesmo morando em áreas endêmicas ou, se chegou a contraí-la, os sintomas foram mais brandos", explica.

"O medicamento pode ser utilizado por qualquer pessoa, independente da idade. No caso de crianças é mais aconselhável a manipulação em glóbulos, que são ‘bolinhas' de sacarose. Para adultos, a manipulação é preferencialmente na forma líquida", afirma Danyelle, lembrando que as oito unidades da Farmacotécnica estão aptas a manipular o medicamento preventivo contra a dengue.

Perfil - A Farmacotécnica - Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira