Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2010 - 09:45

Engenharia de Software – Um mercado promissor

“Mercado de trabalho saturado”. É esta frase que muitos ouvem quando precisam decidir qual especialização fazer para incrementar o currículo. Um bom exemplo de mercado promissor é o de Engenharia de Software. Para quem não conhece, trata-se de uma disciplina de engenharia relacionada com todos os aspectos práticos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção, após entrar em operação.

Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Engenharia de Software do Instituto Infnet, Aquino Botelho, para ser um profissional valorizado no mercado é necesário se dedicar aos estudos, buscar atualizar-se constantemente e ter habilidades desenvolvidas de raciocínio lógico e matemático. “Ele deve ter gosto pela inovação, ser capaz de trabalhar em equipe e ter uma visão holística das atividades organizacionais”, explica Aquino.

O mercado de trabalho está em crescimento, absorvendo os engenheiros desde autônomos até vagas em grandes multinacionais, abrindo espaço para uma carreira internacional para aqueles com bom domínio de línguas estrangeiras. “Um dos indicadores dessa necessidade de mercado é a abertura de cursos de Engenharia com ênfase em Software nos Estados do Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro o Instituto Infnet é pioneiro ao ofercer um curso de Engenharia de Computação com ênfase em Software com início previsto para abril de 2010”, exclarece o coordenador do Instituto Infnet.

De acordo com o Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK), as dez áreas de conhecimento relacionadas com a Engenharia de Software são: Requisitos, Projeto de Software, Construção, Testes, Manutenção, Gerenciamento da Configuração, Gerenciamento da Produção, Processos de Software, Ferramentas e Métodos e, finalmente, Qualidade.

Depois de formado, o profissional escolherá as áreas em que gostaria de atuar e vai se especializar, tendo aberto um campo para o mestrado profissional, como aprofundamento da área que escolheu para se dedicar. Com o passar do tempo poderá vir a tornar-se um arquiteto de software, ocupando funções de destaque e bem remuneradas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira