Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2010 - 10:34

A revolução da velha senhora


Tecnologia que nasceu nos mainframes da década de 60 e chegou aos PC´s nos idos de 1998, a virtualização nunca foi tão atual e revolucionária. Especialmente por sua capacidade de viabilizar a computação em nuvem que promete ser a primeira possibilidade real de levar soluções sofisticadas em sua essência, mas simples em sua utilização, por preços acessíveis para as pequenas e micro empresas.

Como já foi comprovado, se bem gerenciada, ela diminui a utilização de espaço físico - até então ocupado por inúmeros servidores - reduzindo assim os gastos com energia elétrica. Adicionalmente, oferece total flexibilidade para instalação de aplicações, que vão desde hospedagem de sites, sistema corporativo, plataformas voip, servidor de games e tudo mais que é utilizado na computação tradicional.

Tudo isso, porque basicamente a virtualização viabiliza servidores virtuais que tem a capacidade de rodar diferentes sistemas operacionais, ao mesmo tempo, tendo a possibilidade de executar diferentes aplicações.

De acordo com estudos da consultoria ID, foi constatado que atualmente 42% das grandes e médias empresas brasileiras já utilizam a virtualização em TI. Os pequenos empreendedores também já enxergam na virtualização a possibilidade de ampliar seu próprio negócio e ao mesmo tempo visam às vantagens desta tecnologia.

O espaço físico, sobrecarga de servidores, refrigeração e os gastos com energia elétrica, grandes problemas para os data centers, são amenizados com a adoção total ou parcial da virtualização. Afinal, só a conta de energia pode sofrer queda de 30% no final do mês. E o impacto mais positivo ainda vai parar na conta do cliente.

Uma pesquisa do Gartner Group, realizada no final do ano passado, constatou que em 2009 o faturamento mundial de software de virtualização cresceu cerca de 43%. Isso resultou na economia de aproximadamente US$ 2,7 bilhões. Para este ano, a expectativa é que este número cresça ainda mais.

Com esse conjunto de fatores e acompanhando de perto este nicho de mercado, percebi que este impulso no fluxo de crescimento na utilização desta tecnologia não deve parar de crescer tão cedo.

Posso afirmar que esta tecnologia tem a capacidade de promover impactos significativos de retorno aos investimentos feitos pelos pequenos e médios empreendedores em pouco tempo.

Sem dúvida alguma a virtualização hoje é um exemplo de consolidação de uma tecnologia que atende sob medida a real necessidade das pequenas e médias empresas, que buscam soluções cada vez mais ágeis e confiáveis para o crescimento e consolidação de seu próprio negócio.

. Por: Marcelo Safatle, diretor executivo da Hostlocation, [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira