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29/05/2007 - 08:38

Petrópolis leva hortênsias ao Fashion Business


Pólo quer faturar R$ 800 mil durante bolsa de negócios paralela ao Fashion Rio

Na linguagem das flores, hortênsia significa amor constante. Na linguagem dos negócios, hortênsia é a aposta da coleção Primavera-Verão que o Pólo de Moda de Petrópolis leva para a próxima edição do Fashion Business, bolsa de negócios paralela ao Fashion Rio– de 04 a 10 de junho, na Marina da Glória, no Rio. Quinze grifes inspiraram suas peças nas cores das hortênsias - branca, rosa, azul-celeste, azul-cobalto, lilás e suas nuances. Nos anos 50 e 60 elas eram marca registrada de Petrópolis e hoje há um esforço do poder público em retomar o título de Cidade das Hortênsias. A coleção apresentada pelas grifes reproduz nas roupas a leveza destas flores ainda encontradas em muitos espaços.

Com a coleção, o Pólo de Moda espera bater vendas superiores à última edição de Primavera-Verão, em junho do ano passado, quando alcançou a marca de R$ 525 mil em vendas diretas. Em relação à coleção Primavera-Verão 2005 este aumento é de 420%. “A cada edição Petrópolis cresce em design, valor agregado e qualidade. Esta maturidade que vem sendo conquistada pode ser medida pelas vendas diretas e as diluídas ao longo do ano”, analisa Addison Meneses, coordenador do Pólo de Moda e presidente do Sindicato da Indústria de Confecção de Petrópolis. Na edição de janeiro, quando Petrópolis mostrou sua moda Outono-Inverno, foram vendidos R$ 600 mil em negócios diretos com compradores de 12 estados.

A moda, hoje, é fundamental para o crescimento da indústria de confecção da cidade. Com a participação no Fashion Business queremos, cada vez mais, nos aprimorar para concorrer com as grifes de todo o país”, afirma Meneses. O setor de confecção representa hoje 14% do PIB de Petrópolis, com 600 indústrias formais e 40 mil empregos diretos e indiretos. A cadeia produtiva de moda no município tem um faturamento mensal de R$ 100 milhões.

Petrópolis participa pela décima vez do Fashion Business com cinco grifes a mais do que na última edição que contou com a presença de 10 empresas. A produção da indústria da confecção de Petrópolis – que bate a casa de oito milhões de peças por mês – vai ser representada pelas grifes Art Línea, Ateliê Terra Brasil, Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Defy, KM/H, McKenzie Store, Menê, Ney Fek, Off Rio, Portrait, Tazza, Thiamo e Water Colour.

Um diferencial do Pólo de Moda de Petrópolis é sua preocupação em associar a moda que produz à rica cultura e história da cidade. Desde que assinalou a primeira participação no Fashion Business o pólo inspirou suas coleções em temas arraigados à cidade. A Estrada Real – Caminho do Ouro, a Princesa Isabel, o Palácio Quitandinha e a arquitetura de prédios históricos foram mostrados em edições anteriores. “Coleções sempre conceituadas a temas que remetem à cidade e organizadas por estilistas fazem a diferença”, assinala Addison Meneses. A cooordenação de estilo da coleção está a cargo do Senai Moda e a participação do Pólo é coordenada pelo Sindicato da Indústria de Confecção, Firjan e Sebrae/RJ.

Impossível ficar indiferente às hortênsias - Como elas surgiram em Petrópolis, ninguém sabe ao certo. Mudas de hortênsias foram trazidas da Ásia para o Brasil em 1840 e as primeiras que chegaram aqui podem ter vindo com os colonos que começaram a chegar à Cidade de Pedro em 1845. A versão mais corrente diz que a primeira muda de flor foi trazida à Petrópolis pelo primeiro prefeito da cidade, o sanitarista Oswaldo Cruz, em 1916.

O caso de amor entre Petrópolis e sua flor-símbolo viveu seu apogeu nos 50, ainda foi bem sustentada nas décadas de 60 e 70, porém entrou em declínio na década de 90 por um motivo que naquela época não sabíamos ainda o nome, mas que hoje conhecemos como aquecimento global. Em 1994, chegou a ser instituído o dia 29 de Maio como o Dia da Hortênsia. Falava-se, na época, no plantio de um milhão de mudas, mas a idéia não vingou.

Hoje, para a readaptação da espécie na cidade, a prefeitura está retomando o plantio de hortênsias com cuidados muito especiais: terra apropriada - sem acidez -, adubo e solo sempre úmido. O berçário, com 200 mudas de hortênsias que serão plantadas no Centro da cidade, foi colocado na Praça D. Pedro II.

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