Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2010 - 07:01

Obras do Club Med em Cabo Frio começam no segundo semestre

Geração de 12 mil empregos diretos e indiretos durante as obras.

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, assinou no dia 30 de março (terça-feira), a licença de construção que autoriza o início das obras do Club Med na praia do Peró, em Cabo Frio (RJ). A previsão é que as obras comecem no segundo semestre deste ano e levem 17 meses, o que significa que o resort começará a receber hóspedes já no verão de 2012. Durante as obras, as empreiteiras vão utilizar mão de obra local, portanto, a construção do hotel vai gerar 12 mil empregos diretos e indiretos, além da geração de impostos para o município.

- Investimos e vamos continuar a investir em cursos profissionalizantes na área de hotelaria e gastronomia para a população. Assim, o Club Med vai poder aproveitar a mão de obra especializada da região. Não vai precisar buscar em outras cidades - disse o prefeito Marquinho Mendes, durante a solenidade.

Para que a licença de construção (LC) da Prefeitura fosse concedida, o projeto do empreendimento teve que atender a todas as exigências do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Ministério Público. Foram 38 alterações e adequações para que o projeto urbanístico fosse aprovado, o que levou seis anos.

O diretor presidente do Club Med para América Latina, Janyck Daudet enfatizou que a escolha de Cabo Frio para a construção do Village se deu por inúmeros fatores. Além das belezas naturais, ele enumerou o aeroporto da cidade e o destino de qualidade turística com acessibilidade. - Nós precisávamos de um lugar feliz e paradisíaco e aqui encontramos. Cabo Frio tem uma localização privilegiada, com aeroporto e acesso fácil - disse Janyck.

O Club Med Village Peró vai ser o mais luxuoso da América Latina com 373 apartamentos e dois grupos de bangalôs (Moréia e Borá-Bora) integrados à natureza. Por sua beleza e sofisticação, o empreendimento em Cabo Frio vai receber, dentro da classificação própria do Club Med, a posição máxima. Só outros dois villages no mundo inteiro têm a mesma classificação.

O projeto do empreendimento foi elaborado pelo arquiteto Sérgio Moreira Dias e prevê ainda quadras esportivas, piscinas, teatro, academia de ginástica, uma área de esporte náutico para esqui e vela e uma sala de convenções.

Por se localizar dentro da APA Pau Brasil, o Club Med teve que adotar algumas medidas de compensação ambiental. Vai ser criado um Centro de Desenvolvimento Sustentável que contará com uma equipe que vai desenvolver projetos de educação ambiental, assim como, prestar informações e visitas guiadas sobre os valores arqueológicos e geológicos da região. O acesso é livre para hóspedes, moradores e visitantes.

As dunas que fazem parte de vinte por cento do terreno do empreendimento são ser preservadas a partir de agora. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante um ano, constatou que as dunas mudavam de lugar pela ação do homem, ou seja, pela passagem de pessoas e carros pelo local. Um horto de 400 mil metros quadrados também vai ser criado para a plantação de mudas de árvores nativas da região. As mudas vão ajudar a reflorestar a APA Pau Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira