Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2010 - 08:06

Gas Summit Latin America 2010 reúne executivos do setor de gás natural

Tradicional evento promovido pela IBC acontecerá pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro.

Entre os dias 24 e 26 de maio, os principais executivos do mercado de gás natural latino-americano novamente estarão reunidos no Gas Summit Latin America, tradicional evento que a IBC promoverá na cidade do Rio de Janeiro. Em pauta, os acordos comerciais para suprimento de gás, expectativas de integração por navios metaneiros e desenvolvimento de fontes não convencionais de gás nos EUA e Europa. As palestras ficarão a cargo de autoridades do governo federal brasileiro, além de especialistas da Universidade de Harvard, Ministério de Energia do Peru, Transpetro e OLADE, entre outros.

O Gas Summit está em sua sétima edição e pela primeira vez acontecerá no Rio de Janeiro. Até o ano passado, o evento era realizado em São Paulo. Para a gerente de projetos da IBC e responsável pelo encontro, Gabriela Silva, essa mudança está em sintonia com as movimentações do mercado de gás. "O estado do Rio de Janeiro é a região que mais atrai investimentos no setor e a nova localização trará muitos benefícios aos participantes", afirma a gerente, que enfatiza ainda o crescimento do mercado de gás na América Latina. "Apesar da crise econômica, o consumo de gás continuou crescendo, a ponto de muitos países se verem obrigados a reavaliar suas políticas energéticas e acordos comerciais. O evento traçará um panorama do mercado de gás na região e apontará as principais tendências", destaca Gabriela.

A conferência terá início com um debate sobre a produção brasileira de gás natural e as operações para gestão de excedentes e estímulo ao consumo. Os assuntos serão abordados pelo presidente da ABEGAS, Armando Laudorio, e o coordenador de energia da Secretaria de Energia e Saneamento de São Paulo, Jean Negri. Também serão analisados os cenários de produção da Bolívia e Peru e os planos para a integração energética da região. O vice-ministro de energia do Peru, Daniel Cámac, será um dos palestrantes.

Outro tema de destaque é a formação de preços e o Gas Summit trará as experiências dos Estados Unidos e de outros países nessa questão. O diretor executivo do grupo de monitoramento do setor elétrico da Universidade de Harvard, Ashley Brown, falará sobre o modelo norte americano e analisará o sistema que vincula o preço do gás às leis de mercado. Já a sistemática de formação de peços na América Latina será discutida pelo gerente geral da Latin Energy Peru, Edgard Ramirez Cadenillas, pelo vice-presidente da ACIGRA, Gabriel Vendrell, e pelo presidente da GPC Química, Wanderlei Passarela.

Um painel especial colocará em discussão a integração energética da América Latina por meio do GNL e de navios metaneiros. O coordenador de petróleo e gás da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), Maurício Medinaceli, trará projeções para o mercado futuro, além de comparar os custos de GNL e dos gasodutos. Em outra palestra sobre infraestrutura de transporte, o diretor de estudo do gás da EPE, Elson Nunes, e a sócia-diretora da Gas Energy, Sylvie D'Apote, abordarão os planos para a indústria dutoviária e a atual estrutura de transporte entre os países da região. Já o diretor de gás natural da Transpetro, Marcelo Rennó, trará detalhes sobre o gasoduto Urucu-Coari-Manaus e apresentará as soluções tecnológicas e de engenharia desenvolvidas no Brasil para construção eficiente de gasodutos com baixo impacto ambiental.

O Gas Summit Latin America terá ainda debates sobre a interiorização do gás natural, desdobramentos da Lei do Gás, mercado livre de gás e os impactos da descoberta da camada pré-sal. A sessão principal será encerrada as apresentações do professor do Insituto de Eletrotécnica e Energia da USP, Edmilson Moutinho, e o sócio-diretor da Gas Energy Latin America, Alvaro Rios, sobre fontes não convencionais de gás. Os especialistas falarão sobre o desenvolvimento dessas fontes nos Estados Unidos e Europa e analisarão os impactos para o mercado mundial.

No dia 26, quatro workshops completam a programação. Os temas serão a competitividade do gás natural frente às fontes renováveis, utilização do GNV em veículos pesados, projetos de GTL e tributação e encargos na cadeia do gás natural.

O Gas Summit Latin America 2010 é promovido pelo Informa Group Latin America com a marca IBC e conta com o patrocínio da Agrekko, CEG e Promigas. A programação completa está no site oficial do evento (www.gassummit.com.br) ou pode ser solicitada na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808 e pelo e-mail [email protected].

.[ Gas Summit Latin America 2010, de 24 a 26 de maio de 2010, das 08h30 às 18h, Windsor Barra Hotel - Avenida Lucio Costa, 2.630 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ | Website: www.gassummit.com.br | Organização: Informa Group – IBC].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira