Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2010 - 08:33

Especialistas em educação de diversos países estarão no 17º Educador para debater os mais relevantes temas que envolvem a área

Entre os dias 12 de 15 de maio próximo, São Paulo receberá 65 palestrantes nacionais e internacionais que debaterão os principais temas da atualidade, ligados à educação. O 17º Educador / 17ª Educar (Congresso e Feira Internacional de Educação) e o 6º Educador Management (Seminário de Gestão em Educação) reunirão palestrantes vindos de todo o Brasil e alguns dos mais notáveis estudiosos internacionais, que participarão de palestras e debates durante os quatro dias de Congresso. Entre os destaques internacionais estão Reijo Laukkanen (Finlândia), Marc Giget (França), Philippe Perrenoud (Suíça), Bernard Rey (Bélgica), Rui Trindade (Portugal) e Alicia Fernández (Argentina).

O finlandês Reijo Laukkanen, um dos membros mais antigos do Conselho Nacional de Educação da Finlândia, irá falar sobre “Os Segredos da Educação na Finlândia - A melhor escola do mundo”. O país nórdico é líder na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), a mais importante e abrangente pesquisa na área educacional mundial. Laukkanen credita o sucesso do país no setor à percepção de que o ensino é um fenômeno que depende de muitas variáveis. A Finlândia criou, com medidas simples e focadas no professor, o mais invejado sistema educacional. No PISA, a pontuação daquele país foi de 563, numa escala que varia de 334,9 a 707,9. "Se não tivéssemos apoio para as crianças que têm problema de aprendizagem, não daria certo. Se não tivéssemos professores qualificados, também não", explica Laukkanen.

O francês Marc Giget, fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação, é considerado o maior especialista no assunto na Europa. O Instituto Europeu para a Criação de Estratégia e Inovação é um "catalisador” de ideias, dedicado à inovação e à renovação das empresas. Também desenvolve programas de inovação para a formação de executivos de grandes corporações. No Brasil, o Instituto tem desenhado um programa de dois anos de formação sobre a cultura da inovação e da forma de constituição, pelos sistemas de ensinos FIEP e SENAI. No 17º Educador, as palestras de Giget serão “Podemos Formar na Inovação? Limites e Horizontes na Escola” e “Formação de Executivos e dirigentes para a cultura de Inovação e sua Implantação Empresarial”.

Considerado como um dos principais pensadores da educação moderna, outro participante de destaque é Philippe Perrenoud, da Suíça. Sociólogo interessado pela pedagogia, desde o início da década de 70 pesquisa a “fabricação” das desigualdades e do fracasso escolar. Perrenoud é professor da Universidade de Genebra e ao longo dos anos contribui para uma melhor compreensão do que acontece na escola e as mudanças de seu funcionamento. Perrenoud apresentará no 17º Educador suas teorias sobre “As Competências da Formação de Professores: Análise do Trabalho Real e Situações Emblemáticas” e sobre o “Enfoque por Competência na Educação”.

Professor universitário emérito e Mestre em ciências da educação e doutor em educação pela Universidade Lumière Lyon II, o belga Bernard Rey irá falar sobre as “As Competências Transversais”, com base na sua experiência nas competências curriculares, formação de professores, transdisciplinaridades, avaliação e gestão educacional. “Todo mundo deseja que aquilo os que alunos aprendem na escola lhes seja útil fora dela, na vida pessoal e profissional, à medida que eles se tornam adultos. Portanto, há um grande interesse quanto às habilidades que eles poderiam levar das disciplinas acadêmicas, mas que seriam utilizadas para além dessas disciplinas”, antecipa Bernard Rey.

Rui Trindade, de Portugal, docente da Universidade do Porto e um dos mais articulados educadores da Europa, expõe no Congresso sua visão de transformação da sala de aula numa “Comunidade de Aprendizagem”. Trindade também aborda assuntos polêmicos e atuais, como o “bullying”, através de uma reflexão de exemplos concretos em salas de aula, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Por fim, a psicopedagoga Alicia Fernández (Argentina), abordará “As modalidades de aprendizagem e as ferramentas de intervenção psicopedagógicas”. Um dos temas de sua palestra será sobre o conhecimento do idioma que falamos, como isto nos enriquece no modo de interpretar o mundo e a nós mesmos. Alicia é diretora da Revista E.Psi.B.A. (Espacio Psicopedagógico brasileño-argentino-uruguayo) e autora de livros na área da educação.

.[ 17º Educador - Congresso Internacional de Educação, 17ª Educar – Feira Internacional de Educação, 6º Educador Management – Seminário de Gestão em Educação, de 12 a 15 de maio de 2010, na Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo (Rua Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme / São Paulo – SP. Informações e Inscrições: Futuro Eventos (41) 3033-810. Site: http://www.educador.com.br | Siga no Twitter: @Educador_Educar | [Tema: Encantamento, paixão e prazer / Limites e Horizontes da Inovação na Escola]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira