Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2010 - 08:56

Guabi acompanha tendências da Aquicultura Mundial na WAS 2010

Reunião Anual da Sociedade Mundial de Aquicultura mostrou as tendências de mercado, o crescimento da atividade e a preocupação ambiental.

Em busca de atualização de conhecimentos, analisar as tendências e conhecer as novidades tecnológicas do mercado de aquicultura mundial, a Guabi participou da Reunião Anual da Sociedade Mundial de Aquacultura (WAS), que aconteceu de 02 a 05 de março, em San Diego, Califórnia (EUA). Em 2011, a próxima reunião anual será realizada no Brasil, em Natal, no mês de junho.

Estiveram presentes no evento o gerente nacional de vendas de ração comercial da Guabi, Gualter Toniollo; o diretor industrial, José Tadeu Fernandes; o diretor técnico, Sávio Ambrozini; o gerente de produtos para aquacultura, João Manoel Cordeiro Alves; e o gerente de formulação, João Carlos de Angelo. João Manoel ressalta que, diante de todas as informações adquiridas, não há dúvidas de que a expectativa do mercado de pescados é de crescimento no mundo todo. Dentre os principais fatores principais apontados por João, está a busca cada vez mais acentuada por dietas saudáveis – com baixo teor de gordura e colesterol, além do aumento populacional mundial.

Por outro lado, apesar do crescimento da demanda, há vinte anos a pesca está estabilizada em cerca de 93 milhões de toneladas anuais e a única forma de suprir esta demanda é o cultivo de pescados – a aquicultura. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil é um dos países com maior potencial de expansão desta atividade; possui uma das maiores faixas costeiras do mundo, com mais de 8.500 km de extensão, além de ser o detentor da maior quantidade de água com potencial de desenvolvimento da aquicultura continental do mundo.

Com esta expansão, aumenta a exigência do mercado. Desta forma, as empresas buscam constantemente a atualização e as tendências. “As empresas de rações que estiverem atualizadas e atenderem mais precisamente às necessidades dos pescados cultivados, com economia de nutrientes e menor excreção no ambiente aquático, acompanharão este mercado”, ressalta João Manoel.

Espécies cultivadas – Hoje, o peixe mais cultivado no mundo é a carpa, porém, aquele com maior crescimento é a tilápia. No Brasil, o crescimento na produção de tilápias é maior do que o de qualquer outra espécie. Segundo a Embrapa, no cenário futuro da aquicultura nacional serão prioritários o cultivo das espécies: carpas, tilápias e algumas nativas da região Sul; redondos e surubins, na região Sudeste; peixes nativos do Centro-Oeste; as tilápias e surubins, no Nordeste; além do tambaqui e pirarucu, no Norte.

Atividade Sustentável – Sustentabilidade é a preocupação em todos os setores e na aquicultura não é diferente. Nesta reunião, foram discutidas novas tecnologias que a tornam uma atividade sustentável. Segundo João Manoel, alguns países, como os da Comunidade Européia, já não compram peixes (e outras mercadorias) de locais que não tenham preocupações ambientais.

A Guabi é uma empresa que possui esta preocupação. A Pirá Ideal - lançamento da empresa para tilápias e peixes redondos - é um exemplo desta consciência sustentável. Uma ração que contém na proteína o mesmo perfil de aminoácidos que a espécie que vai ser alimentada tem em seus músculos, por isso não há falta ou excesso destes nutrientes no organismo - que são ingeridos na quantidade exata. Desta forma, os nutrientes presentes nas excretas (que também são reduzidos com a ingestão desta ração) são eliminados em menor quantidade nas águas, minimizando os impactos ambientais da piscicultura, tornando-a uma atividade sustentável. Por serem muito parecidas com a composição do corpo do peixe, o aproveitamento é maior. “A Guabi é uma empresa atenta a todos os movimentos do setor e participa de eventos como este, para que seus colaboradores tenham oportunidade de observar as tendências, encontrar fornecedores e se reunir com consultores internacionais, além de conhecer e utilizar as informações adquiridas sobre nutrição”, ressalta João.

Com 35 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE). [www.guabi.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira