Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 08:18

Seminário da Metrics Abordou Pós-Cálculo

E Rentabilidade na Indústria Gráfica.

Embora exista um consenso sobre a importância do pós-calculo como balizador da eficiência na indústria gráfica, a maior parte das empresas do setor ainda falha em adotar modelos efetivos para a apuração deste item e para seu efetivo emprego como ferramenta de gestão.

Para debater este tema e expor as diferentes metodologias de apuração e uso do pós-cálculo, a Metrics Sistemas de Informação acaba de promover o seminário “Requisitos e Procedimentos para a Implementação do Pós-cálculo”.

O evento, que foi programado para uma única seção matutina voltada a 60 representantes do setor gráfico e de embalagens, precisou ser replicado em outra seção adicional, de modo a poder atender aos mais de 100 interessados em atualização técnica no tema.

O seminário contou com palestras do consultor e engenheiro mecânico Flávio Botana, que é membro do Conselho e consultor da ABTG, e com o diretor da Metrics, Osmar Barbosa, um dos mais experientes especialistas em sistemas de gestão com foco no setor.

Com ampla participação do público na discussão sobre a realidade e perspectivas do uso do pós-cálculo em empresas do setor de todos os portes, o seminário apontou a necessidade do mapeamento dos processos e de todas as variáveis de custo das empresas como pré-requisitos para a realização do pós-cálculo.

“Todos concordam que o pós-cálculo é indispensável para ajustar a empresa real às expectativas de uma empresa ideal, mas sua obtenção só é possível num ambiente industrial em que os processos são medidos e gerenciados, o que nem sempre acontece no Brasil”, afirma Flávio Botana.

Ao apresentar as facilidades que a tecnologia de gestão integrada oferece para a realização do pós-cálculo, o diretor da Metrics, Osmar Barbosa chamou a atenção para a necessidade de apontamentos cada vez mais precisos e mais abrangentes sobre todos os processos produtivos e sua correlação com os processos de negócio. “Mas mesmo com todo este apontamento, de nada adianta a apuração do pós-cálculo consistente se a empresa não estiver preparada para agir de modo pró-ativo, utilizando este pós-cálculo para a realização dos ajustes necessários que levem à produtividade e ao lucro”, explica o executivo.

Tanto para Osmar Barbosa quanto para Flávio Botana, os resultados do pós-cálculo ganham contorno estratégico no negócio da indústria gráfica quando ajudam o gestor a melhorar suas metodologias de orçamento e a descobrir onde estão as falhas (ou gorduras indesejáveis) no processo de formação do custo.

“Para se chegar a uma prática e bem sucedida realização de pós-cálculo é preciso eliminar a barreira entre a visão da produção e a do negócio, e tecnologias de gestão integrada são o meio mais eficaz – senão o único – de se obter esta visão unificada”, conclui o consultor da ABTG.

O seminário sobre pós-cálculo integra a agenda de eventos de atualização tecnológica que a Metrics desenvolve junto a técnicos e executivos do setor dentro do seu programa Jornada Tecnológica Aprimore. O objetivo desta agenda é ajudar na disseminação da cultura de gestão integrada e do emprego de métricas de gestão nos setores gráficos e de conversões.

Sobre a Metrics Sistemas de Informação - A Metrics Sistemas de Informação é líder em tecnologias de gestão integrada (ERP) para a indústria gráfica e de embalagens na América Latina. As soluções METRICS são orientadas aos objetivos de negócio deste setor, elevando os níveis de governança e a automação de processos, garantindo a máxima produtividade.

Ao longo dos últimos 10 anos, a Metrics vem ajudando a transformar o cenário da indústria gráfica no Brasil e na América Latina, estando presente hoje em mais de 200 empresas deste segmento no País, além de exportar regularmente sua tecnologia para a Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e México.

As soluções de tecnologia da Metrics oferecem abordagem ampla e integrada da gestão da gráfica, incluindo os processos de vendas, CRM, manufatura, materiais, contábil e financeira. Sua plataforma, modular e flexível, garante total aderência ao negócio dos clientes, proporcionando ao mesmo tempo as bases para a evolução futura.

A Metrics está apta a suportar toda a operação de uma indústria gráfica através de sua plataforma de gestão, sendo também a primeira empresa nacional a aderir ao desenvolvimento do padrão JDF (Job Definition Format), o qual define os protocolos de integração entre sistemas e equipamentos e que permitirão a completa automação dos processos produtivos e de gestão nesta indústria. [www.metrics.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira