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01/04/2010 - 08:24

Consumo de alumínio deve crescer 21% em 2010

Previsão é que o mercado retorne aos patamares de 2008 e atinja 1,2 milhão de toneladas.

São Paulo - A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL divulga o desempenho do mercado brasileiro do alumínio no ano de 2009. De acordo com a entidade, o consumo doméstico de produtos transformados de alumínio, no ano passado, foi de 1.007,9 mil toneladas, o que corresponde a uma queda de 10,6% em relação as 1.127 mil toneladas consumidas em 2008.

Mesmo com a queda, que interrompeu uma série de cinco anos contínuos de crescimento, nota-se que o consumo apresentou uma recuperação gradual a cada trimestre. No último trimestre de 2009, por exemplo, o volume consumido foi 6,3% maior que o registrado no mesmo período do ano de 2008, quando nossa economia sentiu os primeiros sinais da crise econômico-financeira.

Para 2010, a ABAL prevê um retorno do mercado interno aos níveis de 2008 e estima um consumo de 1.221,9 mil toneladas, alavancado, principalmente, pelos produtos Chapas (+19,8%), Extrudados (+24,5%) e Fundidos (+12,5%).

Consumo doméstico de produtos transformados de alumínio:

Evolução trimestral 2008 e 2009:

Exceção de Embalagens, que apresentou um crescimento de 5,4% em relação a 2008. Já em 2010, a expectativa é que todos os segmentos registrem crescimento, acompanhando o próprio desempenho da economia nacional”, acredita Mauro Moreno, coordenador da Comissão de Economia e Estatística da ABAL.

Balança Comercial - Reflexo da queda das transações internacionais e das cotações das commodities, as receitas externas da indústria brasileira do alumínio recuaram em 2009 totalizando US$ 3,2 bilhões, queda de 33% em relação a 2008. As importações também diminuíram 36% e totalizaram US$ 656 milhões. Para 2010 as previsões da ABAL apontam para uma recuperação, com as exportações atingindo US$ 4,4 bilhões (FOB) e as importações com US$ 1,0 bilhão (FOB).

Balança comercial indústria do alumínio: (Milhões US$ FOB)

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