Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 08:35

Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2010 destaca a atuação de autoridades dos dois países

Miguel Jorge, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, e o Dr. Bernd Pfaffenbach, Secretário de Estado do Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha, serão os grandes homenageados em 2010.

Duas autoridades de destaque no cenário político envolvidas com as questões do relacionamento bilateral receberão o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2010. O brasileiro Miguel Jorge, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o Dr. Bernd Pfaffenbach, Secretário de Estado do Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha, foram os escolhidos para a homenagem de 2010. A cerimônia de premiação acontecerá na cidade alemã de Munique, na noite do dia 30 de maio, no Kaisersaal (Salão Imperial), do Palácio Alte Residenz.

Para a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, a indicação das autoridades dos dois países reflete o momento estratégico da parceria entre as duas nações. Um dos exemplos de grandes possibiliddes de parceria são as obras de infraestrutura que integram o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Além disso, as perspectivas de negócios decorrentes da organização e da infraestrutura necessárias para viabilizar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil abrem grandes oportunidades de negócios para os quais os alemães têm experiência e know-how.

“O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é a mais alta homenagem concedida a representantes dos dois países, que se dedicaram ao fortalecimento das relações bilaterais, nos âmbitos empresarial, econômico, social ou cultural“, afirma o Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Weber Porto. “A Câmara Brasil-Alemanha sente-se muito orgulhosa de poder entregar o Prêmio 2010 a duas figuras que têm se envolvido de forma tão intensa no aprimoramento dessas relações. Ambos enriquecem a galeria de Personalidades Brasil-Alemanha, da qual já fazem parte 30 grandes nomes“, diz Porto.

Do lado brasileiro, o homenageado Miguel Jorge, Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, desenvolveu uma extensa carreira no meio jornalístico que o levou a ocupar o cargo de Diretor de Redação do jornal O Estado de S. Paulo (1977 – 87). Sua ligação com a comunidade alemã teve início em 1987, quando assumiu a direção da área de comunicação social da Autolatina Brasil, empresa resultante da fusão da Ford e da Volkswagen. Após esse período, passou a exercer o papel de Vice-Presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Volkswagen, cargo que lhe permitiu intensificar o conhecimento e o relacionamento com o mundo empresarial germânico. Na função de Ministro, Miguel Jorge teve, junto com o seu Ministério, participação decisiva nos Encontro Econômicos de 2007 (Blumenau) e 2009 (Vitória), envolvendo-se diretamente nas discussões, com o objetivo de estreitar e melhorar o relacionamento de negócios entre os dois países.

O Secretário de Estado do Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha, Dr. Bernd Pfaffenbach, é o homenajeado alemão de 2010. O Ministro iniciou sua carreira em 1974 no Ministério da Economia da Alemanha. A posição levou-o a ocupar diferentes cargos em áreas sempre relacionadas à política econômica do país. Desempenhou funções de prestígio na Casa Civil da Presidência da República Federal da Alemanha e na Chancelaria Federal. Entre os anos de 2004 e 2009, foi representante pessoal da Chanceler da Alemanha na Cúpula Mundial de Economia – G-8. Suas qualificações levaram-no a assumir, em 2006, a Presidência da Comissão Mista Brasil-Alemanha (pelo lado político alemão), destacando-se sempre pelo empenho em mediar interesses e atender às reivindicações apresentadas pelas duas partes.

Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha - Instituído em 1995, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo sob o patrocínio do Conselho Integrado das Câmaras de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha, contando também com o apoio da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria – DIHK (Deutscher Industrie und Handelskammertag).

Destinado a ser entregue, anualmente, a duas personalidades, uma de cada país, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha tem o objetivo de homenagear e atestar o reconhecimento público às contribuições de ordem pessoal, profissional ou cultural de pessoas que fortaleceram os laços de amizade e de parceria entre os dois países.

A cerimônia anual de entrega da premiação é realizada rotativamente, uma vez em cada país. Ela abre solenemente os trabalhos do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que este ano está em sua 28ª edição (37ª edição da Comissão Mista Brasil-Alemanha).

Kaisersaal no antigo Palácio Real de Munique será o cenário da entrega da cerimônia 2010 - A realização da cerimônia do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2010 no antigo Palácio Real de Munique, confirma a tradição de abrigar o evento em locais de grande significado histórico para as suas regiões.

Quando o Salão Imperial foi construído pelo Duque Maximiliano I, no início do século XVII, era o mais importante espaço de recepção e festividades do Palácio “Alte Residenz“. O local serviu, no período de 1508 a 1918, como sede do Governo e residência dos duques e reis da Baviera. A construção do castelo, iniciada em 1385, foi ampliada ao longo dos séculos, formando o conjunto atual, integrado por palácios, pátios, jardins, teatros e capelas. A arquitetura, a decoração interior e as obras de arte demonstram estilos que vão da Renascença ao Neoclassicismo, passando pelo Barroco e pelo Rococó.

No Kaisersaal, tanto as pinturas do teto quanto as tapeçarias nas paredes têm como tema a Razão e a Virtude – as premissas para o exercício do poder real. Atualmente, o espaço é utilizado para abrigar importantes eventos do Governo da Baviera.

Perfil- A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.

No Brasil há 93 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, e conta com 220 funcionários atuando em 14 cidades brasileiras. Por meio da Câmara Brasil-Alemanha, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 114 câmaras alemãs espalhadas em 81 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha. Em 2009, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 40 delegações empresariais e contou com a participação de 11 mil executivos em congressos, seminários e reuniões anuais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira