Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 08:44

Problemas de pele podem comprometer o bem estar do animal de estimação


Coceiras, lambeduras e mordeduras nas patas são os primeiros indicativos de que o pet precisa visitar o médico veterinário para saber se está com algum problema dermatológico

Sobre a pele dos seres vivos existe uma população de bactérias. Geralmente inofensiva, a flora de microorganismos não faz com que esse órgão, o maior do corpo, perca suas funções de barreira natural e eficaz às infecções bacterianas. Arranhaduras ou irritações que levam à lesão da pele, no entanto, podem torná-la mais susceptível a infecções.

Nos animais de estimação, como em cães e gatos, por exemplo, a coceira se torna um grande sofrimento e também aflige o dono do pet. Neles, os problemas de pele estão mais relacionados à estrutura do tecido do que à quantidade de bactérias que o animal tem sobre o corpo, explica a médica veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto. Segundo ela, os sintomas clínicos mais comuns dos problemas dermatológicos nos animais de estimação são a coceira, a lambedura e a mordedura das patas, além da perda de pêlos e do odor desagradável. “Em alguns casos o dono nem percebe que o animal tem alguma predisposição. Nos casos mais severos, entretanto, chega a ser uma aflição ver o bichinho se coçando, mordendo as patas e se lambendo sem parar”.

“As causas das alergias e dos problemas de pele muitas vezes têm origem genética, dificultando a prevenção. É aconselhável, aos primeiros sintomas, procurar um médico veterinário para diagnosticar a causa do problema, para que a coceira não se agrave e o animal não chegue a machucar-se, ferindo a pele e, assim, permitindo a contaminação e a infecção do tecido”, ressalta Vincoletto.

Ainda que existam algumas raças mais predispostas, qualquer animal pode manifestar os sintomas e desenvolver problemas de pele. Hoje em dia, já existem exames eficazes, como raspados de pele, citologia e exames de sangue, que auxiliam o médico veterinário a um diagnóstico mais preciso para determinar as causas dos problemas dermatológicos. “Além do tratamento, que pode envolver vacinas manipuladas e medicamentos para diminuir a inflamação e a coceira, é de extrema importância realizar a assepsia do ferimento ou lesão. O Furanil, da Vetnil, um antimicrobiano à base de Clorexidina, é antisséptico e auxilia no combate de bactérias e fungos, favorecendo a recuperação da pele”, comenta a veterinária.

De acordo com Vincoletto, apesar da dificuldade de evitar as causas do aparecimento dos problemas de pele, principalmente nos animais com predisposição, é importante tomar alguns cuidados, entre os quais limpar freqüentemente o local onde o pet costuma dormir, escovar diariamente a pelagem do animal e evitar que o pet ande ou permaneça sobre superfícies molhadas. Vale lembrar também que em condições normais, os donos de animais de estimação não precisam evitar o contato com o bicho de estimação, pois, na maioria das vezes, não estarão sob o risco de contágio.

Vetnil - Fundada em 1994, a Vetnil está entre os cinco maiores laboratórios brasileiros de produtos veterinários e é líder no mercado nacional de eqüinos. A empresa é fabricante de suplementos alimentares que garantem a saúde nutricional e a qualidade de vida de animais domésticos e reprodutores, além de aumentarem a performance de animais atletas. Entre seus produtos estão suplementos e medicamentos para pets (caninos, felinos, aves ornamentais, pássaros e roedores), avestruzes, bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos e suínos. Recentemente, a empresa conquistou prêmios importantes promovidos pela imprensa brasileira, dentre os quais o de “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), o de “Melhor empresa do setor de produtos veterinários (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), além de ter figurado entre as “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Revista Época) e entre as “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar 2006” (Revista Época).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira