Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 09:11

Parceria internacional amplia oferta de serviços em Logística

Transferência de conhecimento de instituto alemão para o SENAI vai aprimorar capacitação dos consultores .

Florianópolis - Empresas catarinenses começaram nesta semana a receber novas consultorias na área de logística que vão ajudá-las a produzir com mais eficiência e menos custos. O serviço é o resultado de uma parceria internacional do SENAI/SC com o Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, da Alemanha, que promove a transferência de tecnologias e proporciona o desenvolvimento de novas competências aos consultores do SENAI.

Nos próximos três anos de parceria serão desenvolvidos projetos de consultoria em lean manufacturing (produção exuta), planejamento do transporte e distribuição, layout e simulações de funcionamento de fábricas e depósitos e ainda consultoria para escolha de aplicativos e equipamentos de logística. Os serviços vão atender empresas de todo o país.

De acordo com o coordenador do núcleo de gestão da unidade do SENAI em Itajaí, Carlos Antônio Vonotti, as consultorias podem ajudar as empresas a ter processos mais ágeis e a produzir com mais qualidade.

- Hoje as grandes empresas querem ter a melhor logística para o gerenciamento de seus processos de suprimento, produção e distribuição, reduzindo custos e aumentando o nível do serviço. Com isso elas conseguem atender melhor aos clientes - explica Vinotti.

O coordenador completa que, para isso acontecer, é necessário o entendimento correto da aplicação de novas técnicas de análise e processos na área de logística. O desenvolvimento de competências aos consultores catarinenses está sendo feito por meio do processo de coaching, em que os especialistas do SENAI acompanham as consultorias realizadas por consultores alemães para que depois possam replicar o serviço.

A parceria com instituto Fraunhofer também vai viabilizar um serviço que beneficia portos do estado ao simular de operações portuárias. Os recursos permitem analisar os equipamentos e espaços mais adequados e os efeitos sobre o tempo de processamento e a variação da demanda. O serviço permite analisar os gargalos existentes e trazer novas soluções.

- Essa parceria com o instituto Fraunhofer vai complementar a competência de nossos consultores sobre ferramentas que são o estado da arte em logística. Com treinamento, consultorias e pesquisas, vamos difundir a importância e os benéficos da logística - explica o diretor do SENAI em Itajaí, Marcos Hollerweger.

A colaboração entre as instituições catarinense e alemã também vai ajudar a estruturar o Centro de Referência em Logística do SENAI, cuja construção está em andamento e deve ser concluída em meados deste ano. Além das consultorias, o centro também vai ampliar a oferta educação profissional na área de logística, com cursos de qualificação, técnicos e superiores. O novo centro vai contar com um armazém-modelo, simuladores e tecnologias de ponta como WMS e RFID.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira