Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 09:39

Ministério do Turismo e Abrasel conseguem 200 milhões do FAT para financiamento de capital de giro para bares e restaurantes

Belo Horizonte - As micro e pequenas empresas do setor de bares e restaurantes cadastradas no Ministério do Turismo (MTur) terão R$ 200 milhões do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiamento de capital de giro. O montante foi autorizado no dia 25 de março, durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo do FAT (Codefat).

O recurso foi fruto de um pleito encaminhado pela Abrasel e pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, junto ao presidente Luís Inácio Lula da Silva e integrará a linha FAT Giro Setorial Turismo, que já beneficiou, em seis meses de operação, 328 empresas do setor com R$ 65,7 milhões. “Apresentamos essa solicitação, em reunião no dia 17 agosto de 2009, com o presidente Lula e ele logo repassou ao ministro Carlos Luppi, que fez as adaptações necessárias”, conta o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior. Para ele, esta foi uma importante conquista e um grande incentivo para o setor, especialmente em um momento em que os estabelecimentos precisam se preparar para atender bem à demanda gerada por eventos como a Copa do Mundo. Após apresentada ao presidente Lula, a reivindicação recebeu o apoio também de outras entidades do setor.

“Nos próximos anos, viveremos a década de ouro do turismo brasileiro com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. As oportunidades e responsabilidades são extraordinárias. Os desafios também são grandes. Precisamos dar condições ao empresariado para aumentar a competitividade e a qualidade do turismo brasileiro. A oferta de recursos do FAT é essencial para isso”, destacou o secretário-executivo do MTur, Mário Moysés, durante a reunião do Codefat.

Os recursos do FAT Giro Setorial Turismo, ao propiciar capital de giro isolado, possibilitarão a renovação dos equipamentos e das instalações dos estabelecimentos, a melhoria da capacidade gerencial, bem como ações de capacitação profissional e qualificação de mão-de-obra. Hoje, o setor de bares e restaurantes é caracterizado pela dificuldade em obter capital de giro, uma vez que 80% dos pagamentos são realizados com cartões de créditos e os proprietários recebem depois de cerca de 40 dias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira