Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 10:02

Ricardo Amorim analisa economia brasileira com otimismo

Em apresentação durante Encontro de Executivos da Case Consultores, economista garante que Brasil ocupará papel de destaque no cenário global nos próximos anos.

Um dos analistas mais requisitados dos últimos tempos quando o assunto é economia mundial, graças à sua experiência no Exterior, o economista Ricardo Amorim esbanjou otimismo durante apresentação feita a mais de 200 empresários, reunidos no II Encontro de Executivos da Case Consultores [www.caseconsultores.com.br], dia 26 de março ( sexta-feira), no hotel Renaissance, em São Paulo.

"Há claros sinais de que a economia brasileira está vivendo um momento extremamente positivo. Muitos brasileiros, como eu, voltaram a viver no país, e até mesmo os estrangeiros querem vir para cá, em busca de oportunidades", disse ele aos participantes do evento. Além de executivos e empresários, na platéia estavam vários headhunters de outros países, vindos da Europa, EUA, México e Canadá, que vieram para o Brasil participar da reunião das Américas do International Executive Search Federation, também promovida pela Case Consultores, simultaneamente ao Encontro de Executivos.

Segundo Amorim, entre esses sinais estão a aquisição de empresas globais por parte de companhias brasileiras e a inclusão de algumas dessas empresas nacionais nos rankings mundiais das maiores, ocupando inclusive a liderança em alguns nichos de mercado (como acontece nas áreas de alimentos e bebidas).

"O crescimento do PIB brasileiro poderá ser ainda mais acelerado. Nos próximos anos, deveremos assistir também a um aumento nas exportações e a uma queda na taxa básica de juros, com consequente crescimento na oferta de crédito. Outro aspecto em que estamos evoluindo, ao contrário de muitos países desenvolvidos, é na distribuição de renda", sinalizou o economista.

O prazo para essa expansão da economia vai além da Olimpíada de 2016, já apontada por muitos como um marco para o Brasil. "A Copa e a Olimpíada são apenas a ponta do iceberg. As áreas de infraestrutura e de serviços de fato serão destaques, bem como a de óleo e gás, mineração e as commodities de maneira geral. O mercado de trabalho estará em alta, inclusive com avanço na formalização do emprego, necessária para que as empresas possam captar investimentos", completa Amorim. Para ele, esta será a década do Brasil e dos países emergentes.

Inserção no mercado internacional de executive search - Norberto Chadad, CEO da Case Consultores, revelou durante o Encontro que 10% do recrutamento realizado pela empresa já é feito hoje a partir de solicitações do Exterior. "São principalmente empresas que querem se instalar no Brasil, mostrando que nosso país está definitivamente no centro das atenções da economia mundial", comentou ele.

"O intercâmbio de profissionais é uma realidade e, para nós, essa mudança no perfil da liderança em todo o mundo é muito salutar. O Brasil precisa de experts internacionais, enquanto outros países carecem de executivos com o perfil do brasileiro, muito criativo e flexível na gestão do negócio", afirmou Norberto durante o evento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira