Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 10:02

Equipe da MAUÁ embarca rumo ao SAE BAJA Internacional

A competição ocorre na Carolina do Sul nos Estados Unidos.

Muita expectativa e otimismo envolvem a equipe do BAJA do Instituto Mauá de Tecnologia. Pela terceira vez os alunos da instituição conquistaram a oportunidade de estar entre as únicas três equipes que representarão o País durante o BAJA SAE Internacional. A competição universitária de protótipos off-road ocorre de 8 a 11 de abril, na Carolina do Sul (Estados Unidos) e contará com cerca de 100 equipes dos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil.

A vaga na competição internacional veio com o lugar no pódio conquistado pela Mauá na 16ª edição do BAJA SAE BRASIL – PETROBRAS, que ocorreu no final de fevereiro deste ano. Composta por 16 alunos de diversas habilitações do curso de Engenharia, a equipe Mauá assim que saiu da competição nacional voltou imediatamente para a oficina, buscando vencer o relógio e deixar tudo pronto para o próximo desafio. “Tivemos que correr para adequar o protótipo a algumas das exigências norte americanas”, conta o capitão da equipe, André Prado, aluno da 3ª série de Engenharia Mecânica. A equipe teve apenas 15 dias para fazer essa adequação, realizar a revisão das peças e preparar o relatório de apresentação do carro em inglês, além de conciliar os estudos.

Mesmo com todos esses desafios para participar do BAJA SAE Internacional, a equipe está bem confiante nos resultados. “Sabemos que a disputa nos Estados Unidos é bem acirrada, mas temos expectativas de conseguir uma boa qualificação. Independentemente do resultado, só pelo fato de podermos competir lá fora, já é uma grande conquista”, afirma André.

A competição - O SAE BAJA Internacional consiste em três competições regionais (BAJA SAE Carolina, BAJA SAE Western Washington e BAJA SAE Rochester) que simulam a realidade e os principais desafios que envolvem o desenvolvimento de projetos de engenharia. Os estudantes participantes devem projetar, construir e testar um veículo off-road capaz de passar por diversas provas, inclusive percurso em terrenos acidentados. As equipes também competem umas contra as outras para terem seus projetos aceitos para a fabricação em uma empresa fictícia. Além de construir o veículo dentro das regras impostas, os estudantes também devem ir em busca de financiamento para a produção dos veículos projetados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira