Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 10:09

Mostra do Filme Livre 2010 no CCBB Rio


Esta sessão não pretende ser um panorama das produções audiovisuais indígenas, mas uma amostragem quase aleatória - que de alguma forma foi parar nas mãos da curadoria - em torno das lutas e da mística dos povos da floresta.

Índios fazendo filmes na favela, realizando documentário sobre os moradores (Troca de Olhares), índios na cidade, em missão espiritual, cultural e diplomática (Uni), a presença da religiosidade cabocla e o cristianismo europeu na floresta e em terras indígenas (em Gaia e Sangradouro, respectivamente), a luta contra invasores de terra filmada pelo próprio povo Ashaninka (A Gente Luta Mas Come Fruta).

A Gente Luta Mas Come Fruta (Trailer) 2006, 5', DVD - O manejo agro-florestal realizado pelos Ashaninka da aldeia Apiwtxa, no Rio Amônia, Acre. Sua luta para recuperar os recursos de sua reserva e repovoar seus rios e suas matas e a luta contra os madeireiros que invadem sua área na fronteira com o Peru. Direção: Isaac Pinhata, Valdete Pinhata. Produção: Vídeo nas Aldeias e Apiwtxa.

Troca de Olhares 2009, 4min., DVD - O Vídeo nas Aldeias deu início às atividades do seu projeto "Troca de Olhares", no qual realizadores indígenas e comunidades não indígenas irão participar de intercâmbios. Nessa primeira experiência, Zezinho Yube e Bebito Pianko passaram um mês na comunidade do Pereirão, no Rio de Janeiro. Direção: Zezinho Yube, Bebito Pianko, Ernesto de Carvalho. Produção: Vídeo nas Aldeias.

Uni, 2010, 12min., DVD - A gênese de uma bebida sagrada, uni, também conhecida por ayahuaska ou santo daime, nas memórias de Shaneihu Yawanawá. Direção e edição: Chico Serra.

Gaia, 2010, 10min,. DVD - Gaia-que-cura observa uma visita de cura à casa da Madrinha Maria de Oliveira, numa madrugada de lua cheia, próxima à virada de 2010. A Madrinha sofre de reumatismo e é tratada pelos “curandeiros amazônicos” Licineo Motta e Tadeu Matos. Direção, fotografia, produção e edição: Manu Sobral.

Sangradouro, 2009, 30min., DVD - Em 1957, depois de séculos de resistência e de fuga, um grupo xavante se entrega à missão Salesiana de Sangradouro, Mato Grosso. Hoje rodeados de soja, com a terra e os recursos depauperados, eles mostram nesse filme suas preocupações atuais em meio a todas as mudanças e contradições que vêm vivenciando. Direção: Divino Tserewahú, Tiago Campos Torres, Amandine Goisbault. Produção: Vídeo nas Aldeias.

.[ Mostra do Filme Livre 2010 – 9ª edição, Índios, Caboclos e Guias (61´) – 16 anos, dia 6 de abril, 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone (21) 3808-2020 | www.bb.com.br/cultura. Entrada franca, com retirada de senha uma hora antes das sessões |Acesso para deficientes | Metrô: Uruguaiana | Programação completa: www.mostralivre.com | Coordenação geral: Guilherme Whitaker].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira