Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 10:42

Projeto Brazilian Fruit estuda estratégia para conquistar o mercado internacional

Estudo realizado em parceria com a Apex delimita o público-alvo para a exportação de frutas e discute as ações que o projeto deve desenvolver ao longo de 2010 e 2011.

Com o objetivo de traçar um diagnóstico do setor de exportação de frutas frescas e processadas, o IBRAF – Instituto Brasileiro de Frutas – realizou em parceria com a Unidade de Inteligência Comercial da Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos – o projeto Análise de Mercados Potenciais.

O estudo, que vale para os anos de 2010 e 2011, analisou os mercados potenciais para a exportação das frutas frescas e processadas – congeladas, polpas, secas e sucos – produzidas no país e servirá de guia para as ações realizadas pelo Projeto Brazilian Fruit, iniciativa mantida pelas duas instituições. Países como Emirados Árabes, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Portugal, Cingapura e China foram destaque na pesquisa e devem receber atenção especial do projeto.

“Com este estudo notamos que há mercados com grande demanda pelos produtos que ofertamos e que o Brasil ainda tem uma participação muito tímida”, afirma Valeska de Oliveira, gerente executiva do Ibraf. “Como exemplo podemos citar os Emirados Árabes que tiveram um crescimento de 27% na importação de polpas nos últimos anos e o Brasil representa apenas 0,04% das importações deste país. O Canadá é outro mercado bem interessante, o país importa cerca de US$ 1 bilhão de frutas frescas, com um crescimento médio de 12,5% de 2003 a 2008 e o Brasil atualmente participa de apenas 0,5% deste montante”, completa Valeska.

Para chegar às definições apresentadas, foram levadas em consideração variáveis como volume e crescimento do comércio exterior, análise da concorrência, volume e variação macro-econômicos, volume setorial, demografia, acessos e barreiras. “O Ibraf selecionou 40 mercados nos quais possuía interesse em atuar, com esses dados em mãos produzimos um estudo e designamos notas quantitativas, que levam em consideração cada uma das variáveis escolhidas”, afirma Marcos Lélis, coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva (UICC) da Apex-Brasil.

Para que o estudo fosse completo e abrangesse todos os interessados, foi essencial a participação das empresas. “Em reunião, as empresas apresentaram suas percepções sobre cada uma das localidades, fornecendo notas de acordo com seus interesses e contatos de negócios. Com a soma das notas quantitativas com as qualitativas, foram definidos os mercados de interesse para o projeto”, completa Lélis. “Os interesses variam de acordo com os produtos, mas mercados como Estados Unidos e Emirados Árabes são unanimidade.”

Planejamento para 2010 / 2011 - Com base nos mercados prioritários definidos pelas empresas, o Projeto Brazilian Fruit entra agora na fase de Planejamento Estratégico para construir um projeto de internacionalização de longo e médio prazo envolvendo as estratégias, metas e ações. “Iremos considerar as condições competitivas das empresas participantes de acordo com o estágio de cada empresa frente à dinâmica do mercado internacional” afirma Valeska. As empresas do setor terão um forte papel neste processo. “A participação dos produtores e empresas é essencial, já que são os beneficiários diretos destas ações”, completa.

O Planejamento terá duração de cerca de três meses e após a estruturação do plano, serão realizados workshops em diversas regiões do país, visando apresentar às empresas o resultado do trabalho e ações propostas para os próximos anos.

Perfil Brazilian Fruit - O programa Brazilian Fruit é realizado desde 1998 pelo Ibraf, em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de promover as frutas brasileiras e seus derivados no exterior, consolidando a imagem do Brasil como grande produtor e exportador de frutas frescas e processadas com qualidade, diversidade e salutabilidade.

Em 1998 o projeto teve início com a promoção de 4 frutas frescas, atualmente agrega mais de 20 produtos frescos e processados. Os frutos desta iniciativa, podem ser percebidos nos resultados das exportações: em 1998 foram exportadas 296 mil toneladas de frutas frescas, já em 2009, o volume saltou para 780 mil toneladas. Quanto às frutas processadas em 2009 foram exportados US$ 2 bilhões.

Além do aumento das exportações, cabe destacar nos últimos anos o crescimento no número de empresas exportadoras, dos tipos de frutas exportadas e de seus respectivos países de destino. [www.brazilianfruit.org]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira