Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2010 - 08:39

Vale fecha preço de minério com a maioria dos clientes

Rio de Janeiro - A Vale informou nesta quinta-feira que fechou acordos provisórios ou definitivos com a maioria dos seus clientes para venda de minério de ferro, dentro do novo regime de preços baseado em referências de mercado com mudanças automáticas a cada trimestre.

A empresa formará o preço trimestral com base na média da cotação do minério no mercado à vista nos três meses anteriores, descontando o frete, informou uma fonte próxima à mineradora.

A companhia não divulgou o novo valor negociado para o minério de ferro, que no mercado à vista chinês girava nesta quinta-feira em torno dos 156 dólares a tonelada, mais que o dobro do que custava há um ano.

A maior produtora de minério de ferro do mundo informou por meio de sua assessoria que não comentaria valores fechados dentro do novo sistema, que substitui o anterior de contratos anuais.

De acordo com um analista de mercado, que preferiu não ser identificado, "a Vale vai bombar este ano, porque, além do minério, o níquel, o cobre e o carvão estão indo muito bem". "Vai ser um ano excelente", completou.

Em uma simulação para as vendas deste ano, o analista calculou que a Vale poderá ter um faturamento apenas para o minério da ordem de 58 bilhões de reais, para vendas de 300 milhões de toneladas, contra 25 bilhões de reais em 2009, quando vendeu 227 milhões de toneladas da agora considerada "commodity pura", após o fim do benchmark.

Ele informou ainda que a empresa vai esperar a BHP e a Rio Tinto divulgarem os preços obtidos nos contratos para anunciar o novo valor para o minério em 2010, que deve girar em torno dos 107 dólares a tonelada nas contas do analista.

Segundo comunicado da companhia, 90 por cento dos volumes contratuais já estão sob o novo regime flexível de preços.

"Os acordos realizados, definitivos ou provisórios, compreendem 97 por cento de sua base de clientes de minério de ferro em todo o mundo", informou a companhia em nota.

A empresa ressaltou que a mudança na precificação do minério reflete o que foi anunciado anteriormente pela companhia, de que estava buscando a "implementação de uma nova política comercial, envolvendo, entre outros pontos, uma abordagem mais flexível com respeito aos preços".

"Foi bom porque confirmou que vai ser mesmo trimestral o contrato, mas falta saber o preço e mais detalhes", disse o analista do BES Securities Juliano Navarro. "O Roger (Agnelli, presidente da Vale) disse que não ia indexar o preço do minério, mas vai acabar tendo que indexar", avaliou.

A Vale e as outras duas principais produtoras de minério de ferro do mundo --BHP e Rio Tinto-- estão há meses em negociação com siderúrgicas para chegar a um novo preço para a matéria-prima do aço.

Segundo fontes da indústria, o aumento acertado entre a Vale e a BHP com seus clientes seria de cerca de 90 por cento.

O novo sistema gerou anteriormente reação negativa de parte de siderúrgicas chinesas e europeias, contrárias às mudanças no sistema e à magnitude das elevações dos preços.

As ações da Vale fecharam com alta de 0,81 por cento, enquanto o Ibovespa subiu 1,09 por cento.| Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira