Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2010 - 08:49

Pesquisa da GfK revela contradição entre a importância dos cuidados com a saúde e a diminuição dos hábitos saudáveis


Dados foram apresentados por Marco Aurélio Lima, diretor da empresa, durante palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Marco Aurélio Lima, diretor da área de Auditoria de Varejo da GfK, apresentou dados de uma pesquisa que revela a contradição entre a preocupação da população com a saúde e o bem-estar e a diminuição dos hábitos saudáveis, durante palestra do primeiro Encontro Setorial realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ASCP) em março.

De acordo com o estudo da GfK, quarta maior empresa de pesquisa de mercado no País e no mundo,18% dos entrevistados disseram ter consciência da importância de levar uma vida saudável. No entanto, 48% afirmaram que não mantêm hábitos saudáveis. “Há uma grande diferença entre o que as pessoas sabem que deveriam fazer para ter uma vida saudável e o que elas realmente fazem”, explicou Marco Aurélio. Veja abaixo como se comportam os brasileiros em relação a atitudes benéficas à saúde.

Outro ponto abordado pelo diretor da GfK em sua palestra foi o mercado de fast food, que, de acordo com ele, tem se mostrado bastante atrativo, com faturamento de R$ 160 bi em 2009 e crescimento médio de 15% nos últimos anos. “24% dos gastos com alimentação são fora de casa, para 2012 espera-se que este número salte para 30%”, apontou Marco Aurélio.

Ao analisar alguns setores do varejo, o executivo destacou que o atacarejo continuará no mercado como uma opção para alguns perfis de consumidores. “Irá fidelizar alguns segmentos específicos de mercado e provavelmente crescerá com o desenvolvimento da economia nacional”, disse.

As boas perspectivas, no entanto, são para o pequeno varejo, na opinião de Marco Aurélio. Ele enfatizou o crescimento de 25% do setor, que em algumas indústrias já representa mais de 50% das vendas.

“Houve aumento no número de lojas do pequeno e médio varejo, mais do que o das grandes lojas; e as lojas da vizinhança retomaram sua importância com a estabilidade econômica. Um grande desafio é conhecer o comportamento dos estabelecimentos do Canal Indireto; controlar o desempenho dos distribuidores junto aos PDV´s; e entender o comportamento do consumidor nestes estabelecimentos”, ressaltou.

Para o diretor de Área de Auditoria e Varejo da GfK, são muitos os desafios e as mudanças pela qual o mercado consumidor está passando. “As indústrias que estiverem antenadas com estas tendências provavelmente se destacarão e serão referência no futuro”, finalizou Marco Aurélio.

GfK - Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, HealthCare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, MAPFRE, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan. [www.gfkcr.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira