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02/04/2010 - 09:09

Chelles & Hayashi desenvolve design da nova linha de sabonetes Natura Ekos


Soluções criativas e sustentáveis viabilizam as várias versões dos novos produtos da linha Natura Ekos.

Há dez anos, a Natura lançava Ekos, uma marca com um modelo pioneiro de fazer negócios de forma sustentável. A marca foi à natureza buscar ativos da biodiversidade brasileira e aprendeu como unir seu uso tradicional com o conhecimento científico para transformá-los em produtos inovadores, com sensoriais inéditos e que respeitam o meio ambiente. Em 2010, a marca inaugura o seu maior projeto de sustentabilidade: são novos sabonetes de murumuru, cupuaçu, maracujá e cacau, com 20% a 50% de óleo da biodiversidade brasileira.

A Chelles & Hayashi é responsável pelo design das embalagens dessas novidades. O conceito para as embalagens é focado na simplicidade expressando a coerência com o ideal sustentável da linha Natura Ekos. “Trouxemos soluções para viabilizar as várias versões do produto de uma maneira simples, interligada com a estética da linha Natura Ekos, usando a quantidade correta de matéria-prima e oferecendo muito conforto no uso. Ao invés de seguirmos caminhos orgânicos, optamos pelo visual mais geométrico que tem relação com a sofisticação de Natura Ekos”, explica Gustavo, sócio da Chelles & Hayashi. O projeto busca não apenas desenvolver sabonetes bonitos e fáceis de usar, mas sim, uma experiência de uso para o consumidor, criando e adotando novas maneiras de usar produtos para banho.

Para aprimorar a criação, formas inovadoras de produzir e utilizar sabonetes foram estudadas pela Chelles & Hayashi para garantir o mínimo de desperdício e maximizar a experiência do banho. Além disso, as embalagens desenvolvidas economizam matéria-prima, têm impacto ambiental reduzido e protegem os produtos corretamente até chegar ao consumidor.

Os Produtos: Sabonete de Murumuru em lascas: A embalagem foi planejada para acondicionamento desta forma inovadora, que aproveita o ativo de uma forma bastante eficiente durante o banho. O formato foi inspirado em cuias amazônicas, transpostas para uma linguagem simples e mais industrial. A embalagem é reutilizável e “refillável", com apelo decorativo.

Sabonete de Cupuaçu para fatiar: A barra alongada segue o padrão visual da linha e vem com um fatiador feito de um fio de polímero reciclável atado a uma pega de madeira certificada. A embalagem foi estudada até chegar a uma solução extremamente simples e fácil de usar, que é desmontável para descarte e reciclagem.

Sabonete de Cacau em gomos destacáveis: O sabonete com gomos destacáveis preserva a integridade da barra por mais tempo por não deixá-la em contato com a umidade do box. Além disso, o usuário pode repartir facilmente os pedaços e usá-los em dois banheiros ou mesmo levar um consigo para a academia.

Sabonetes sortidos em penca: Solução lúdica para que o usuário tenha acesso a todos os ativos da linha, armazenando-os de forma decorativa pendurados no banheiro. A solução envolve uma corda de algodão e pequenas barras com um furo, que podem ser destacadas ao puxar.

Sabonete de Maracujá em Pasta: Utiliza a mesma embalagem do sabonete em lascas, com o objetivo de racionalidade reduzindo o impacto ambiental. O produto acompanha uma bucha vegetal e a embalagem já vem com adaptação para seu acondicionamento, ajudando na aplicação e esfoliação da pele.

Responsabilidade e excelência desde o transporte - Para acondicionar e transportar corretamente a linha foram desenvolvidas embalagens de papelão micro-ondulado com a textura voltada para fora. O desenho curvo dos cartuchos foca o não desperdício de matéria-prima e aproveitamento de folhas. Os rótulos adesivos de comunicação, também desenhados pela Chelles & Hayashi, servem adicionalmente como lacres. A fim de preservar as características das barras de sabonete durante o tempo de estocagem, da mesma forma que os tradicionais embrulhos nos mercados populares, foram desenvolvidas folhas de papel com cera e que são recicláveis.

Perfil- A Chelles & Hayashi Design foi fundada em junho de 1994. De lá para cá, consolidou-se como uma empresa criativa e inovadora, sendo premiada diversas vezes pelo desenvolvimento de produtos inovadores, como a lavadora PopTank da Mueller Eletrodomésticos, o Tanque Tigre, a linha de Porta-Filtros da Melitta, as lavadoras SuperPop e Belíssima, da Mueller. [www.design.ind.br]

Perfil- A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao registrado em 2008. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais de 1 milhão de consultoras, sendo 875 mil no Brasil e 160 mil no exterior.

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