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MTur e Assintecal lançam Guia Brasil de Componentes

Principais pólos produtivos de calçados do Brasil unem negócios e turismo e divulgam regiões brasileiras para o mercado externo.

Negócios e turismo estão cada vez mais unidos na busca pela identidade brasileira como fonte para agregar valor aos produtos típicos do país e, com isso, conquistar mercados consumidores e turistas. É o que mostram o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), que acabam de lançar a edição 2006 do Guia Brasil de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos – Turismo de Negócios.

O Guia - produzido em português, espanhol e inglês - reúne informações de mais de 1400 empresas do setor coureiro-calçadista, sobre os tipos de produtos com os quais trabalham, endereços e contatos. A novidade desta edição está na inclusão de informações turísticas, que revelam os atrativos naturais, culturais e patrimoniais de cada região.

“O Ministério do Turismo já desenvolve uma série de ações para associar o turismo no Brasil à imagem respeitada da moda e das jóias brasileiras nos mercados interno e externo. Agora, estamos despertando essa união no setor de calçados como produtos que incorporam estilo, beleza, brasilidade, inovação tecnológica, diferenciação e qualidade. Na associação com o turismo, os calçados brasileiros transferem aos destinos do país os seus diferenciais competitivos”, esclarece a secretária Nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, Maria Luisa Leal.

O presidente da Assintecal, Luís Cláudio Amaral, afirma que o guia vai promover a interação entre as informações, demonstrando que negócios e turismo são áreas muito mais próximas do que parecem. "O Guia Brasil, portanto, torna-se não apenas fonte de consulta de fornecedores, mas uma orientação sobre as características próprias de cada pólo, inspirando novas pesquisas a partir do que cada região apresenta em riquezas turísticas. São aspectos que balizam, também, outras ações da Assintecal e MTur, como a pesquisa Referências Brasileiras e o Prêmio de Design - Os Caminhos do Brasil a Seus Pés, todas com foco na agregação de valor através das riquezas do Brasil".

Um espetáculo de formas, cor e arte. Assim são traduzidas no guia as cidades de Minas Gerais, estado que possui dois grandes pólos calçadistas: Belo Horizonte e Nova Serrana. Conhecida como a capital mineira do calçado, Nova Serrana é o 3º maior produtor de calçados e o primeiro de tênis do Brasil (cerca de 55% das empresas de calçados esportivos). Em 1972, existiam 48 fábricas de calçados de couro na cidade. Hoje, são 854 empresas, que produzem 77 milhões de pares por ano e geram 21 mil empregos diretos.

No guia, São Paulo é apresentado como um caldeirão cultural com completa estrutura para o turismo de eventos e de negócios. O estado concentra a metade das empresas do setor de calçados no Brasil, espalhadas por Birigui, Jaú e Franca, sendo esta última o 2º pólo produtivo do país. O principal produto de Franca é o calçado masculino, exportado para os Estados Unidos (80% da produção) e para a América Latina.

A mistura entre as culturas alemã, italiana, luso-brasileira, açoriana, indígena, negra, judia, hispânica e outras oferece ao leitor um cardápio variado de atrativos e emoções. Assim é mostrado o Rio Grande do Sul, que conquistou o 1º lugar no mercado produtivo de calçados, principalmente o feminino. O Vale dos Sinos é o maior pólo do Brasil, com cerca de 1,7 mil empresas. O forte é a produção de calçados femininos exportados para os Estados Unidos e o Reino Unido.

A parceria do MTur com a Assintecal começou quando firmaram convênio em 2005 no valor total de R$ 900 mil (R$ 513 mil do MTur).

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