Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2010 - 09:44

Chocolate: Mocinho ou bandido?

Ele eleva os níveis de serotonina e feniletilamina no organismo, é um excelente repositor de energia, e um grande aliado do coração por ser rico em flavonóides. Que o chocolate traz inúmeros benefícios à saúde, ninguém duvida, mas será que ele também atua como mocinho quando se trata de estética? Ou aquela velha história de que estraga a pele, engorda e é o vilão número um da acne é pura lenda? Bem, todo o mundo sabe que a guloseima possui muitas calorias e pode contribuir para aumentar alguns quilinhos na balança se for consumido em excesso. Mas, o pavor de adolescentes que chegam a deixar de saborear uma simples barrinha de chocolate com medo de acordar com o rosto todo empipocado no dia seguinte, pode não ter tanta importância assim.

Para Joana Darc Diniz, diretora Científica da Sociedade Brasileira de medicina Estética-RJ, o chocolate é acusado injustamente e visto muitas vezes como vilão, mas ninguém conseguiu provar alguma culpa em relação à acne. Ou seja, cientificamente, o chocolate está absolvido dessa acusação.- De todos os trabalhos científicos feitos até hoje, nenhum chegou à conclusão de que o chocolate provoca acne - garante a especialista em medicina estética.

A cantora Luna Caiado concorda, e conta que comer ou não chocolate nunca causou qualquer influência no aspecto de sua pele. - Sei que engorda, mas na pele nunca vi alteração alguma, mesmo quando como em grandes quantidades. Ao contrário, chocolate me dá muita energia - conta Luna, que é fã de chocolate amargo e de todos os crocantes.

Joana Darc Diniz afirma que a influência alimentar na formação da acne é questionável. Não existem provas científicas que comprovem que o chocolate realmente faça mal à pele ou não. -Existem médicos que acreditam que o chocolate e outros alimentos como amendoim, condimentos e maionese, por exemplo, causem acne. Já outros não acreditam que os alimentos piorem ou desencadeiem o problema - explica a médica, que ressalta que não se pode ser radical ao tratar do assunto.

No entanto, cerca de 12% dos adolescentes reclamam que a pele piora com o consumo do alimento. - Se eu comer meia barra de chocolate, no dia seguinte já aparecem algumas espinhas. Se a porção for menor, a pele fica normal. Não sei se o problema é do chocolate ou se isso é psicológico - conta a estudante Mariza Penteado. Joana Darc Diniz explica:- Chocolate, carne de porco, todo os alimentos muito calóricos podem fazer a acne piorar pois nutrem mais as bactérias, o que aumenta a chance de produzir lesões. Como saber então se o chocolate está liberado ou não? Muito simples. Basta você mesma observar a relação da sua pele com a guloseima.

A especialista diz que no exame de um paciente, deve ser determinado uma relação direta com o alimento em questão. Por exemplo, se for realmente constatado que toda vez que o paciente come chocolate, o rosto se enche de espinhas, ele deve ser evitado.- Se a pessoa nota que a acne surge não só com o chocolate, mas com comidas gordurosas, apimentadas, frituras e também com o álcool, não deve consumir esses alimentos - completa a especialista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira