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02/04/2010 - 10:32

Redução do tempo de check-in no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro em preparação para Sopa 2014

O Aeroporto Internacional do /Rio de Janeiro/Antonio Carlos Jobim - Galeão (GIG) anuncia a chegada dos quiosques de autoatendimento que vão acelerar o tempo de check-in em 25% - reduzindo essa etapa da viagem para um período de 30 segundos, o que beneficia cerca de 11 milhões de passageiros que circulam pelo local. A tecnologia oferecida pelos 12 novos quiosques de autoserviço para uso comum (Common Use Self Service, sigla CUSS) é fornecida pela SITA, empresa de comunicação e soluções de TI para transporte aéreo.O projeto faz parte da preparação para o aumento de 75% no tráfego de passageiros esperado durante a Copa do Mundo de 2014.

O acordo de cinco anos entre a SITA e o GIG CUTE CLUB, organização de 16 companhias aéreas que operam no Galeão, também inclui a AirportConnect SITA Open, uma plataforma de uso comum que gere mais de 130 estações em todo o aeroporto.

Lelia Dias, gerente da British Airways Station e presidente do GIG CUTE CLUB, diz: "Os quiosques da SITA são uma aquisição bem-vinda ao aeroporto para os passageiros que amam a conveniência da rapidez do autoatendimento no check-in. E as companhias aéreas que compõem o CUTE CLUB estão felizes também. Os quiosques novos nos ajudarão a aumentar a satisfação do nosso cliente e reduzir custos de movimentação de passageiros, bem como o congestionamento no check-in, proporcionando uma melhor experiência do cliente com a marca, gerenciada por nós através da SITA".

A tecnologia permite que os passageiros façam check-in para vôos de qualquer companhia aérea a partir de qualquer quiosque, incluindo: American Airlines, British Airways, Delta, Iberia, LAN e United Airlines. LAN foi a primeira a implantar os quiosques e já possui muitos passageiros que preferem essa opção.

Norbert Steiger, vice-presidente da SITA para América Latina e Caribe, diz: "As companhias aéreas estão se preparando para o aumento do tráfego de passageiros esperado, no Rio, para a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Os quiosques são também uma resposta aos desejos dos passageiros, com a oferta de mais opções de autoserviço.

Pesquisa realizada, em 2009, pela SITA sobre o autoatendimento confirmou este apetite. Os resultados relataram que 75% dos passageiros são favoráveis à utilização de quiosques para check-in no futuro. Assim, as companhias aéreas podem esperar o uso elevado dos quiosques da SITA, no Galeão".

A questão ambiental também está presente no projeto. Os quiosques da SITA possuem a menor porção de carbono na indústria. Eles pesam apenas 70 kg cada e duas unidades cabem no espaço necessário para um quiosque convencional.

Os quiosques também são equipados com scanners para passaporte e documento, permitindo uma rápida coleta de informações sobre passageiros e dados de autorização de serviço de validação de visto. Os quiosques já estão em uso em mais de 14 aeroportos em todo o mundo.

Em Guarulhos, o projeto começou com seis instalações, outros 14 quiosques adicionais estão em implementação e já é planejada uma nova expansão. Algumas companhias aéreas já ultrapassaram o objetivo de 30% de uso.

Perfil da SITA - A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operação de linha aérea comercial de passageiros, operação de voo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 1.600 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em vôo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. SITA teve receita consolidada de mais de US$. 1,47 bilhão (€ 1,13 bilhão), em 2008. [www.sita.aero]

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