Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2007 - 09:52

Demanda leva Volks a cancelar demissões e contratar horas extras

São Paulo - O reaquecimento do mercado automobilístico brasileiro levou os empregados da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) a aprovarem em assembléia nesta segunda-feira horas extras aos sábados em 2007 e 2008, num acordo com a direção da montadora que inclui também o cancelamento de 186 demissões previstas até julho.

"Isso só foi possível porque a produção está em alta e deve aumentar mais ainda no segundo semestre, como historicamente ocorre nas montadoras", disse em comunicado à imprensa o vice-presidente do comitê mundial dos trabalhadores da Volkswagen, Wagner Santana.

Segundo a associação que representa as montadoras instaladas no país, Anfavea, as vendas de veículos no Brasil somaram 672,5 mil unidades de janeiro a abril, alta de 22,6 por cento sobre o mesmo período de 2006. A produção ficou em 881,4 mil, alta de 5,6 por cento na mesma base de comparação. A expectativa da indústria automobilística é de volume recorde de vendas e de produção em 2007.

No ano passado, durante um processo de reestruturação mundial, a Volkswagen chegou a questionar a viabilidade econômica da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Depois de longa negociação que envolveu dirigentes da montadora no exterior, ficaram acertados 1.300 desligamentos na primeira fase do programa de reestruturação na fábrica, via programa de demissão voluntária (PDV). De acordo com o sindicato, ainda faltavam 186 postos a serem eliminados para se atingir a meta dessa etapa.

Segundo a assessoria de imprensa da Volkswagen do Brasil, o mote central da assembléia desta segunda-feira não eram as 186 demissões, mas a proposta de programação de trabalhos adicionais aos sábados.

"Com o aquecimento do mercado este ano, a Volks resolveu parar com esses PDVs. Estão adiados, mas podem ser retomados... O processo de reestruturação não está acabado", disse uma assessora da empresa.

Pelo plano de reorganização fechado com os trabalhadores, até 2008 estão previstas 3.600 demissões voluntárias na unidade Anchieta. Se o número não for alcançado, a Volkswagen tem liberdade para demitir.

"Tudo vai ser analisado de acordo com as circunstâncias. O que está previsto no acordo (fechado no ano passado com os trabalhadores) é que a empresa pode realizar 11 fases diferentes de PDV até 2008", reforçou a assessora.

Segundo informações no site da Volkswagen, a unidade Anchieta emprega cerca de 16 mil pessoas, sendo 10 mil funcionários diretos. A capacidade de produção diária é de 1.600 veículos dos modelos Gol, Fox Europa, Polo e Polo Sedan, Saveiro e Kombi. | Por Cesar Bianconi/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira