Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2007 - 10:00

Você vai às compras no domingo?

De acordo com pesquisa do Ibope recém-saída do forno, é muito provável que a sua resposta para o título acima seja positiva. Encomendado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em conjunto com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), o estudo mostra que 73% da população brasileira fazem compras no domingo.

Em 2003, na última sondagem sobre o tema, essa porcentagem era de 59%. Isso significa que, em quatro anos, 23,8 milhões de brasileiros passaram a utilizar o domingo para ir às compras – tanto nos supermercados, quanto nos shopping centers e nas lojas de rua. Essa prática rapidamente tornou-se um hábito de consumo muito disseminado entre a população do país.

Com isso, o domingo se tornou o segundo melhor dia da semana para os supermercados, em termos de vendas. Cerca de 12% do faturamento vêm desse dia. Isso reflete a realidade do mundo moderno: rápido, frenético e dinâmico. Tanto é que a principal razão para as compras no domingo é a falta de tempo durante a semana. Essa foi a opção escolhida por 52% da população geral entrevistada. No mundo globalizado, tempo é um bem escasso. A segunda justificativa recai sobre o fato de o domingo ser um dia mais tranqüilo: é o que pensam 21% da população.

O apoio da população brasileira à abertura do comércio no tradicional dia também é significativo: 75% das pessoas consideram importante ou muito importante que isso aconteça. E nada menos que 90% da população geral vêem vantagens na abertura das lojas no domingo.

As vendas nos sete dias da semana contribuem também na geração de empregos. Do ponto de vista de postos de trabalho, não há setor na economia que faça frente ao comércio varejista. Somando-se os funcionários de lojas de rua, de shopping centers e de super e hipermercados, chega-se a um universo de quatro milhões de trabalhadores. Somente o setor supermercadista emprega diretamente 850 mil pessoas.

Outras conclusões interessantes da pesquisa mostram a avaliação da população sobre o assunto. Nada menos que 72% das pessoas acreditam que os consumidores seriam prejudicados caso os estabelecimentos fechassem aos domingos e feriados e 70% dizem que haverá mais desemprego se isso acontecesse.

O estudo encomendado ao Ibope mostra a importância da abertura do comércio aos domingos. Assim, o consumidor brasileiro tem a liberdade de ir às compras quando desejar. Sete dias por semana.

. Por: Sussumu Honda é presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira