Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2010 - 09:34

Brasil sofre com a falta de profissionais que dominem ferramentas da qualidade no setor automotivo

A escassez de profissionais no País que dominem as ferramentas da qualidade utilizadas por montadoras, sistemistas e autopeças acarreta, entre outros fatores, na falta de qualidade e perda de produtividade dos fornecedores. O problema é apontado pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), que realizou pesquisa em parceria com a Comissão de Qualidade da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

As principais dificuldades, de acordo com a pesquisa, estão relacionadas à falta de capacitação técnica, desconhecimento de requisitos e de produtos específicos da montadora, rotatividade de pessoal, padrão de abordagem nas auditorias, entre outros aspectos ligados à qualidade de fornecedores.

Segundo Ingo Pelikan, diretor do IQA, para resolver o problema é preciso não só aprimorar a relação entre os elos da cadeia, mas padronizar o conhecimento dos especialistas em Qualidade de Fornecedores de toda a cadeia fornecedora e investir em novos profissionais com mesma capacitação técnica. “Isso vai permitir alinhar abordagens, padronizar conceitos, aprimorar o uso de ferramentas e, principalmente, fazer todos ‘falarem a mesma língua’”, diz o diretor do IQA.

Com o intuito de apoiar toda a cadeia automotiva nesse sentido, o Instituto acaba de lançar um pacote de treinamentos inéditos no mercado brasileiro, voltados para capacitação de profissionais envolvidos com a qualidade de fornecedores, e com início em abril. São eles: ‘Excedendo os Limites em Qualidade - Foco para Gestores’; ‘Formação de EQF - Especialista em Qualidade de Fornecedores’; e ‘EQF - Especialista em Qualidade de Fornecedores (módulo avançado)’. Entre outros tópicos, os treinamentos tratarão sobre Gestão do Relacionamento, com foco em temas como liderança corporativa, administração de conflitos e ética no relacionamento entre clientes e fornecedores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira