Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2007 - 10:03

Campos públicos de Golfe mais próximos

Parcerias público-privadas podem tornar viável com a construção de campos públicos

David Pepper, o chairman da R&A, a entidade madre do golfe, acertou no alvo. Para que o Brasil seja uma força mundial no golfe é preciso construir campos públicos, disse a maior autoridade do golfe mundial na sua primeira visita ao país.

O modelo de tradicionais clubes privados fechados levou o desenvolvimento do golfe até onde foi possível. Para subir novos degraus, somente com o surgimento de campos públicos, que são a fórmula universal para o crescimento do golfe e dos seus muitos negócios no mundo todo.Key West,Miami e Las Vegas.Nessas três cidades turísticas e charmosas da maior potência capitalista do mundo, este consultor de golfe jogou em campos públicos,por menos de U$ 20 por rodada. São apenas três entre os 8 mil campos públicos dos Estados Unidos.

O mais histórico dos campos do golfe do planeta, o escocês St.Andrews, é um campo público. São terrenos dos condados onde a iniciativa privada assume o risco de construção e gerenciamento do campo. A prefeitura de Buenos Aires é a parceira do tradicional campo publico de Palermo. Espanha, África do Sul,Austrália, Inglaterra têm também muitos outros exemplos de campos públicos, fruto de parcerias publico-privadas.

No Brasil estamos ainda longe desses países,mas surgiram novas alternativas legais e seguras.Assim como Pepper, o presidente da Associação Brasileira do Parceiro Público-Privado - ABPPP, Orlando Silva, também acertou no alvo.Mostrou o caminho para construir os campos públicos que o Brasil precisa com esse tipo de parceria. A associação tem por missão estimular e promover a participação e os investimentos privados nos serviços e obras públicas. "Com um projeto de parceria com a iniciativa privada pode se transformar um grande problema das prefeituras em solução. Por exemplo, a construção de campos públicos de golfe no lugar dos aterros sanitários desativados", opina Silva,cuja instituição já estabeleceu uma consultoria técnica especifica para atender prefeituras e investidores interessados.

A PPP é uma modalidade de investimento desenvolvida em paralelo aos projetos de concessão governamental já existentes e permite um amplo leque de atividades que incluem principalmente projetos de infra-estrutura.

Meio ambiente recuperado, mais emprego, lazer e negócios. Um belo percurso pela frente.

. Por: Guillermo Piernes é jornalista, escritor e golfista. Assina a coluna semanal de golfe do jornal Gazeta Mercantil/Forbes. É autor do livro "Tacadas de Vida - Razões para Jogar e Sentir o Golfe" | e-mail [email protected] | ABPPP - Av. Paulista, 777, 15 andar, Capital (SP) | telefone (11) 3323-1982 e-mail - [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira