Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2010 - 08:14

CETAO oferece Especialização em Odontologia do Trabalho

Odontologia do Trabalho é a especialidade que tem por objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.

Tramita no Congresso Nacional o projeto de lei – PL 422/2007 – que obriga as empresas a manterem serviços especializados em segurança, medicina e odontologia do trabalho. Após a aprovação do projeto, serão obrigatórios exames médicos e odontológicos custeados pelo empregador. A periodicidade e as atividades de prevenção, promoção, monitoramento e a manutenção dos serviços em saúde ocupacional na área odontológica serão normatizadas pelo Ministério do Trabalho.

A justificativa para impor tal adequação é que a Consolidação das Leis do Trabalho, CLT, aprovada pelo decreto-lei Nº 5.452, de 1º de maio de 1943, teve seu Capítulo V do Título II, que trata da Segurança e da Medicina do Trabalho, alterado pela Lei Nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, e pela Lei Nº 7.855, de 24 de outubro de 1989. Nos dispositivos constantes desse novo capítulo estão estabelecidos uma série de requisitos mínimos a serem cumpridos pelo empregador no sentido de preservar a saúde dos trabalhadores.

Verifica-se uma lacuna no ordenamento jurídico vigente no que tange à saúde bucal do trabalhador, pois, atualmente, não há instrumento legal que ampare e obrigue a inclusão de ações de Odontologia nas empresas. “Entendemos que a atenção à saúde bucal é parte integrante das ações de saúde em geral, não devendo ser negligenciada, dada a importância dos transtornos bucais na gênese de acidentes de trabalho e do absenteísmo nas empresas. Não se pode falar em atenção integral à saúde do trabalhador sem inserir ações de saúde bucal, que devem ser conduzidas dentro dos Programas de Saúde Ocupacional por odontólogos devidamente capacitados para lidar com a especificidade da relação saúde bucal e trabalho”, defende a Profª Eliete Dominguez Lopez, coordenadora da Especialização em Odontologia do Trabalho do CETAO.

O índice de problemas bucais – cáries, gengivites, doenças periodontais, comprometimento nas valvulopatias, dentre outros problemas – em trabalhadores da indústria é alto, em média 15,19% dos trabalhadores têm algum destes problemas. “Os dados reforçam a necessidade de ações de prevenção neste sentido”, alerta a Profª Eliete Dominguez.

Uma rotina diferente do consultório - Segundo Eliete Lopez, o exercício da Odontologia do Trabalho difere da rotina de um consultório. “Para começar, o modelo de interação aprendido nas escolas de Odontologia mostra-se insuficiente no ambiente das organizações. O isolamento profissional não tem lugar na vida corporativa. Nas empresas, o cirurgião dentista necessita se relacionar com outros profissionais das mais variadas formações” observa.

Atuar em uma organização implica em adaptar-se às normas do setor ao qual a organização pertence. "A atividade do cirurgião dentista do trabalho obedece às programações anuais da empresa, com previsão dos exames bucais ocupa­cionais em todos os empregados. As ações pedagógicas baseadas nos resultados do ano anterior também seguem um crono­grama traçado de acordo com a necessidade e a disponibilidade dos trabalhadores", explica Lopez.

O fato de estar à frente da gestão e da responsabilidade técnica do programa corporativo, com atividades administrativas e clínico-diagnósticas exige dedicação em tempo integral à empresa. “A dedicação exclusiva a uma corporação permite a verificação in loco de situações de interesse da saúde dos trabalhadores, acompanhamentos de casos especiais - lesões cancerizáveis, acidentes com envolvimento esto­ma­tognático, além das intervenções técnico-administrativas”, explica a coordenadora da Especialização em Odontologia do Trabalho do CETAO.

A carreira requer a formação e a atualização relativa a todas as especialidades, acrescida dos conhecimentos e paradigmas produzidos por todas as demais disciplinas da saúde ocupacional; engenharia de segurança, direito do trabalho e administração plena, ou seja, necessitando estar em constante aprimoramento. “O profissional deve estar em contato com todos os avanços e atualidades das mais diversas especialidades, não só odontológicas, mas também médicas e de outras áreas do saber, que se tornam importantes na prática das atividades voltadas à saúde e à segurança do trabalho”, explica Lopez.

Quanto à formação técnica, o profissional deve ter um sólido embasamento nas disciplinas básicas, que permitem seu desenvolvimento no campo do diagnóstico de patologias bucais e conhecimento em áreas da fisiopatologia geral, que são essenciais à compreensão de outros temas da saúde integral humana. Somam-se a esse repertório os conhecimentos básicos que norteiam a Medicina do Trabalho e a Engenharia de Segurança, assim como noções sobre marcos legais que regem o mundo do trabalho. “Para exercer a função em nível ge­rencial é conveniente uma especialização, MBA ou similares para suprir as lacunas da grade curricular em Odontologia”, recomenda Lopez.

A normatização da atividade - De acordo a Resolução N° 025/2002 do Conselho Federal de Odontologia - CFO, o Cirurgião-Dentista do Trabalho identifica, avalia e trata da vigilância dos fatores ambientais que possam constituir risco à saúde bucal no local de trabalho, em qualquer uma das fases do processo de produção, além de prestar asses­so­ra­mento técnico em ma­téria de saúde, segurança, ergo­nomia e higiene no trabalho.

Este profissional atua de forma integrada à equipe inter­disciplinar de saúde ocu­pacional. “O órgão elenca como atividades do especialista a realização de exames odontológicos para fins trabalhistas; o planejamento e a implantação de campanhas e programas de duração permanente para educação dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenças ocu­pacionais e educação em saúde; organização estatística de morbi­dade e mortalidade com causa bucal”, diz Lopez.

.[ O site do CFO apresenta informações sobre registro dos cursos de especialização existentes. Mais informações sobre a admissão e a matrícula podem ser obtidas por e-mail: [email protected], telefone: (11) 5051-2370 ou pelo site: www.cetao.com.br].

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior. [http://carreiraodontologica.wordpress.com | http://twitter.com/cetao]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira