Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2010 - 08:14

Importações no setor de diagnóstico in vitro crescem 55% no primeiro bimestre de 2010

No primeiro balanço de 2010 do setor de Materiais e Equipamentos para Medicina e Diagnóstico, o destaque está neste último. As importações de kits, reagentes e meios de cultura (diagnóstico) cresceram 55% no primeiro bimestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com Carlos Gouvêa, secretário executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), entidade que reúne mais de 40 empresas da área de diagnóstico in vitro, uma breve análise dos números de janeiro, já apontava uma tendência de crescimento.

Ele atribui o crescimento de 55% a alguns fatores, entre os quais destaca “um maior investimento no setor de saúde e o aumento da conscientização para o diagnóstico precoce, que têm sido fatores constantes nos últimos anos para o aumento do mercado.”

Mas pondera que, no caso específico do primeiro bimestre, a base de comparação foi realmente atípica porque tivemos em 2009 uma grande retração por conta da crise eclodida em setembro de 2008. “De qualquer forma, tivemos um aumento de 13% nas importações nos últimos doze meses, percentual realmente significativo”, afirma Gouvêa.

Outro dado importante que o dirigente aponta é o número de vagas geradas em janeiro e fevereiro. “Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, foram 1.051 novas vagas no setor de Materiais e Equipamentos para Medicina e Diagnóstico como um todo, o que indica também, que o setor acaba sendo responsável por mais de 133 mil empregos diretos no próximo elo da cadeia, que é o de Serviços de Complementação Diagnóstica e Terapêutica”, destaca ele.

O secretário executivo destaca ainda que neste bimestre, as importações aumentaram 19% e que a atividade econômica nos ramos comercial e de serviços continua aquecida.

“O mesmo não acontece no ramo industrial que teve declínio de 11% na produção em 2009 e cuja recuperação ainda não se mostra sustentada”, finaliza Carlos Gouvêa

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira