Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2010 - 08:18

Instituto do PVC lança hot site sobre a indústria de transformação do PVC

O hot site mostra a evolução das atividades da transformação do PVC em dez anos, com referências à produção, vendas internas e externas, investimentos, além da geração de emprego.

São Paulo - O Instituto do PVC lançou no dia 06 de abril (terça-feira), na Plastshow 2010, o hot site "Radiografia da Indústria de Transformação do PVC” [www.institutodopvc.org/hs_transformacao].. Ele traz os resultados obtidos em um estudo encomendado pelo Instituto do PVC à Maxiquim, consultoria especializada no segmento industrial, mostrando a evolução em dez anos desta indústria, com dados comparativos de produção, vendas internas e externas, investimentos, geração de emprego, além de indicadores econômicos relacionados ao negócio.

Nele observou-se que as empresas da transformação, em sua maioria, são de pequeno e médio porte e que em dez anos, a quantidade de postos de trabalho nessas indústrias mais que dobrou. Além disso, o mercado de tubos e conexões se manteve como o mais representativo para o PVC.

O PVC é um material que se destaca por sua grande versatilidade e também por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Suas aplicações se estruturam nos três pilares deste conceito. É um produto de forte vocação social já que cerca de 70% das suas aplicações estão no saneamento básico, habitação, saúde, agroindústria, etc. Além de sua qualidade técnica, a relação custo-benefício do PVC o credencia no pilar econômico do conceito.

Ele também é um produto de ótimo desempenho ambiental. Sua principal matéria-prima é o sal marinho, recurso inesgotável na natureza, que compõe 57% do seu peso, sendo o restante composto por petróleo. Além de ser 100% reciclável, representa apenas 4,7% do total de plásticos descartados e menos de 0,7% do resíduo total gerado no País, apesar de ser um dos três plásticos mais produzidos no mundo. Isso porque é utilizado em grande parte nos produtos com longo ciclo de vida útil, como tubos e conexões. Ainda assim, o índice de reciclagem do PVC no Brasil é de 17%.

Para Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC, este estudo é um importante retrato do setor, o que ajuda a entender os desafios e oportunidades dessa cadeia produtiva. “Trata-se de uma indústria que está investindo para que oportunidades, tais como as obras do PAC e os eventos esportivos como Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e Olimpíadas, em 2016, que serão realizados no Brasil, sejam plenamente aproveitadas”, afirma o executivo.

O Instituto do PVC representa a união de todos os segmentos da cadeia produtiva do PVC, desde os fabricantes de matéria-prima até os recicladores. Seu compromisso é orientar as empresas associadas a adotarem posturas socialmente responsáveis, promovendo o crescimento do mercado de PVC e difundindo suas características técnico-científicas, ambientais e de reciclabilidade para a sociedade, sempre adotando posturas éticas e sustentáveis.

. [ Plastshow 2010, até 09 de abril, 12h às 20h, na Expo Center Norte – R. José Bernardo Pinto, 333, São Paulo, SP| www.institutodopvc.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira