Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2010 - 08:18

Mais de 500 líderes debatem novas parcerias para a recuperação sustentável da América Latina

Cartagena, Colômbia– O World Economic Forum da América Latina, que será realizado em Cartagena, na Colômbia, de 6 a 8 de abril, anuncia hoje em uma coletiva de imprensa os participantes da edição e o programa do encontro. Com o apoio do governo colombiano e dos parceiros estratégicos do World Economic Forum, mais de 500 líderes, de 42 países, serão reunidos, representando empresas, governos, o mundo acadêmico, a sociedade civil e a imprensa.

O discurso de abertura do encontro será realizado pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, sob o tema “Novas Parceiras por uma Recuperação Sustentável”. Os participantes da sessão devem discutir sobre as oportunidades de investimento, governança e cooperação internacional para avançar o comércio, a segurança e o desempenho ambiental na região. O programa desse ano também examinará o papel de agentes regionais na resolução de problemas específicos da América Latina, além de prestar apoio ao Haiti.

O programa dessa edição é baseado em cinco pilares: “Demografia, Democracia e Governança”, “Liderança na Economia Verde” “Novas Oportunidades para Cooperação”, “Caminhos para a Recuperação Econômica” e “Reduzindo a Desigualdade na América Latina”.

Os presidentes conjuntos da reunião representam o alto nível da participação empresarial no World Economic Forum da América Latina: Luis Fernando Alarcón Mantilla, Presidente e CEO do Grupo Empresarial ISA (Colômbia), Luiz Fernando Furlan, Presidente Conjunto do Conselho de Administração da BRF Brasil Foods (Brasil), Jorge Londoño Saldarriaga, Presidente e CEO do Bancolombia (Colômbia), Graham Mackay, CEO, da SABMiller (Reino Unido) e James S. Turley, Presidente e CEO da Ernst & Young (EUA).

Também estão presentes no encontro desse ano chefes de estado como os presidentes Álvaro Uribe da Colômbia, Ricardo Martinelli do Panamá, Álvaro Colom Caballeros da Guatemala, Leonel Fernandez da República Dominicana e Lugo Méndez Fernando Armindo do Paraguai, além do primeiro ministro David Thompson de Barbados.

“O World Economic Forum tem mais de 40 anos. É a primeira vez que será realizado um encontro na Colômbia e, com certeza, é um evento de transcendência para nosso país. Por isso, toda a organização foi de muita importância, para garantir seu sucesso e para a Colômbia fazer tudo corretamente e satisfazer a comunidade global. Queremos que o evento seja útil para a situação econômica de nosso país, da América Latina e de todo o mundo, para que possamos pensar a economia em médio e longo prazo. Todo o nosso trabalho desses últimos anos foi direcionado à construção da confiança mundial na Colômbia. A possibilidade da reunião ser realizada em Cartagena é uma expressão da confiança em nosso país que devemos retribuir. Em relação a confiança de investimento, a realização dessa reunião é um marco. Por isso é tão importante. Nenhum esforço será poupado para garantir o sucesso da reunião”, afirmou o presidente Álvaro Uribe da Colômbia disse: durante a coletiva de imprensa do evento.

“Várias economias da América Latina alcançaram a estabilidade econômica e financeira e fortalecimento da democracia que estavam buscando”, reforçou Klaus Schwab, Presidente Executivo e Fundador do World Economic Forum, no evento. “Hoje, o desafio é de multiplicar iniciativas locais que estão reduzindo a desigualdade e oferecer uma nova esperança para as gerações mais jovens. A situação demográfica, os grandes mercados domésticos, as grandes reservas de recursos naturais, as tradições vibrantes e sua cultura, além das lideranças emergentes comprometidas com a sociedade, representam um grande futuro para a região. O World Economic Forum deve continuar seu trabalho na América Latina, resolvendo preocupações regionais e ajudando na construção de novas soluções, baseado nos sucessos locais, para beneficiar gerações atuais e futuras”, completou.

Luis Guillermo Plata, Ministro do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, comentou: “A oportunidade de realizar esse evento na Colômbia mostra a confiança internacional em nosso país, sua segurança, sua competência e em seu povo. Para a Colômbia, é muito importante trazer grandes eventos internacionais como o World Economic Forum. Isso abre a oportunidade de receber as opiniões de líderes e personagens globais e, depois da sua visita, eles devem nos ajudar a divulgar a nova realidade colombiana – não baseado em que ouvem, mas em suas próprias experiências. Hoje, oficiais de governo, homens de negócios, jornalistas, entre outros, devem conhecer nosso país em Cartagena, voltando para seus países com uma mensagem positiva sobre a Colômbia. Essa é a nossa meta”.

“Com esse evento, a Colômbia busca se posicionar como um destino para o investimento estrangeiro direto,” disse Maria Elvira Pombo, CEO da Proexport. “A realização do World Economic Forum na Colômbia é uma ótima janela para promover o país em relação a turismo, investimento e exportações. Todos sabem da importância de colocar a cidade de Cartagena no centro das discussões dos problemas globais e suas implicações para a América Latina, e por isso, estamos totalmente dedicados ao Forum.”

. [ World Economic Forum da América Latina 2010: www.weforum.org/en/events/latinamerica2010 || As sessões plenárias e as coletivas de imprensa serão transmitidas ao vivo pelo Livestream: http://livestream.com/worldeconomicforum. || Forum em outras redes sociais: http://www.weforum.org/socialmedia ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira