Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2010 - 08:24

Jari Celulose, Papel e Embalagem está atenta às exigências do consumidor em relação a produtos certificados

Empresa do Grupo Orsa participa pela primeira vez da Feira Brasil Certificado, em São Paulo, mostrando seu know-how e compromisso com a preservação da floresta por meio da produção de itens sustentáveis.

A demanda por produtos que não agridam ao meio-ambiente atinge cerca de 71% dos consumidores brasileiros, dispostos a pagar mais por um produto sustentável. A informação é da pesquisa Ibope-Consumidor no Século XXI, divulgada pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. E essa demanda tem relação direta e crescente com o setor de embalagens.

A Jari, empresa do Grupo Orsa, um dos principais conglomerados brasileiros no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, sabe da sua responsabilidade frente ao consumo consciente e está preparada para enfrentar os desafios impostos pela sociedade e pelo mercado, inclusive antecipando-se às tendências.

Sua Divisão Celulose possui a primeira fábrica no mundo a ter certificação FSC Puro (Forest Stewardship Council), que compreende o manejo florestal de 1,3 milhão de hectares em Vila Munguba, Almeirim (PA), e a cadeia de custódia para toda a produção, concentrada em celulose de mercado (BEKP) - Jariliptus ECF. Junto a isso, é uma das raras companhias detentora do selo ISO 14001 para sua área total plantada.

Do total de sua produção, 95% são destinadas ao mercado externo (Europa e Ásia), e a tendência é de expansão devido à demanda mundial por celulose de mercado, que vem enfrentando oscilação de preço no mercado global – nos últimos meses o produto sofreu alta de US$ 200 por tonelada. Tal aumento é, ao mesmo tempo, reflexo do pós-crise econômica global e decorrente de intempéries climáticas, a exemplo do terremoto ocorrido no Chile em fevereiro.

A produção da Divisão Celulose da Jari atende os segmentos de papéis sanitários, papéis especiais – como cigarros e etiquetas –, papéis de imprimir e escrever, papéis cartão entre outros.

Já a Divisão Papel e Embalagem – pioneira na certificação FSC para a produção de papel reciclado pós-consumo – figura como a segunda maior indústria do setor no país, produzindo papéis para embalagem (kraftliner, white-top, testliner e fluting), chapas e embalagens de papelão ondulado.

Reconhecida por ser uma das cinco empresas de embalagens certificadas no Brasil, atua em todas as etapas do negócio, desde o plantio da madeira até a produção de papel e embalagens. Possui seis unidades industriais espalhadas pelas regiões norte, centro-oeste e sudeste e em duas destas, localizadas na região sudeste, a possui certificação de embalagem fabricada com papel reciclado.

Relatório recente da Datamonitor, que reúne dados de 15 países, revela a progressiva preocupação do consumidor com a origem das embalagens, apontando que as questões ecológicas deverão ganhar grandes proporções nos próximos anos. Estudo da Pike Research endossa a instituição, mostrando que há claros indícios de que a embalagem sustentável deverá representar 32% do total de embalagens no mercado global até 2014.

Executivos da Jari observam um boom nas embalagens FSC, especialmente nos setores de alimentos, automobilístico e químico. Em janeiro e fevereiro, o setor de embalagens registrou alta de 19% e há estimativas de que o crescimento ao longo de 2010 atinja 8%.

A exigência do consumidor quanto à sustentabilidade deverá beneficiar os negócios da Jari, uma vez que a empresa, em ambas as divisões de negócios, detém certificações que garantem seu compromisso e respeito tanto ao consumidor quanto à preservação da floresta.

Durante a Brasil Certificado, a empresa estará expondo uma parede de celulose e outra revestida de embalagens de papelão ondulado reciclado certificado, além de mudas de eucalipto e pinus, para mostrar ao público a potencialidade de seus negócios.

Grupo Orsa - Uma das principais organizações brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, o Grupo Orsa traz a sustentabilidade como eixo de sua estratégia de negócios. Com capital 100% nacional, tornou-se referência mundial em manejo sustentável de floresta tropical nativa por suas operações na região Amazônica do Vale do Jari, localizado entre os Estados do Pará e do Amapá.

IV Brasil Certificado - A Feira de Produtos Florestais e Agrícolas Certificados foi criada em 2004 para promover o setor florestal brasileiro comprometido com a sustentabilidade, fomentando negócios entre os produtores e compradores de itens certificados. É realizada a cada dois anos pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), em parceria com Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, FSC Internacional e Rede de Agricultura Sustentável (RAS), com organização da WR São Paulo, Feiras e Congressos.

Em sua quarta edição, a feira terá um Fórum de Negócios com renomados especialistas do setor e, além dos produtos florestais, terá a participação do setor agrícola.

.[ IV Brasil Certificado – Feira de Produtos Florestais e Agrícolas Certificados, de 07 a 09 de abril de 2010 – das 13h às 20h, Centro de Eventos São Luís, Rua Luiz Coelho, 323 – São Paulo – Próximo ao Metrô Consolação].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira