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07/04/2010 - 08:59

Seminário de Geomarketing apresenta a eficácia das análises geográficas

No dia 31 de março, em São Paulo, mais de 180 pessoas, entre palestrantes, debatedores e participantes, se reuniram para uma série de painéis apresentados no Seminário Geomarketing: Novas Tendências, que teve como objetivo disseminar o que há de mais atual sobre inteligência geográfica e a importância do geomarketing nos negócios.

O encontro realizado pela editora MundoGEO com o tema “Saiba como tomar decisões certeiras usando análise geográfica”, apresentou nove assuntos relacionados ao geomarketing, destacando sua importância e utilização para a tomada de decisões.

Nos debates e palestras, os convidados apresentavam as linhas gerais sobre o tema proposto e a plateia encaminhava perguntas. “Aproveitei o evento para trocar experiência com colegas de profissão, esclarecer minhas dúvidas e absorver novas informações”, afirma o engenheiro cartógrafo e Analista Sênior da Nestlé, Marcus Vinicius Martins Alves.

Na palestra de abertura, o CEO da Cognatis, Reinaldo Gregori, abordou os fundamentos e tendências do geomarketing e explicou como funcionam os três pilares fundamentais, que são: dados, tecnologia e análise. “O geomarketing está evoluindo e a tendência é se tornar essencial para tomada de decisões por diversas empresas, em função do aumento da competitividade e preenchimento dos espaços mercadológicos”, diz Gregori.

Na sequência, Marco Fidos, da Inovação, Paulo Jannuzi, do IBGE, e Felipe Seabra, da Digibase, destacaram como os dados espaciais e demográficos, provenientes de diferentes fontes, podem ser integrados para gerar respostas para a tomada de decisão. Os participantes aproveitaram a oportunidade para questionar sobre validação e atualização de dados.

Já o debate sobre a eficiência da análise geográfica para empresas de telecom e energia contou com a participação da Alice Claussem, da Oi, Bruno Marsili, da TIM, e Luiz Antonio Ugeda Sanches, do Instituto Geodireito.

A palestra “Os impactos do Censo 2010 no geomarketing”, apresentada pelo Professor Titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), José Eustáquio Diniz Alves, e mediada pela Sueli Daffre, da SD&W, despertou o interesse de todos. Ele destacou as transformações populacionais ocorridas no Brasil nas últimas décadas, as mudanças provocadas pela transição demográfica, urbana, estrutura etária e pela diversificação dos arranjos familiares. “É nítido como as transformações afetam os diferentes padrões de consumo e podem ser captadas pelas pesquisas domiciliares”, afirma o professor Alves.

No debates “Geoinformação para escolha de pontos de venda no varejo”, Luiz Goes, da GS&MD, Ronildo Ferreira da Silva, do Boticário, e Claudia Nogueira, da Oficina do Valor, explicaram que, por meio de um sistema de mapas eletrônicos, é possível analisar mercados consumidores, distância entre lojas e identificar possibilidades de crescimento. “A geoinformação é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelo varejo brasileiro para definir a localização não apenas de suas lojas, mas também de seus centros e sub-centros de distribuição de mercadorias”, esclarece Luiz Goes.

Em seguida, Denilson Novelli, da Tecnisa, José Roberto Federighi, da Brasil Brokers, e Caio Augusto Pereira, da Lopes Consultoria de Imóveis, falaram sobre o uso de ferramentas de análise geográfica e redes sociais, tanto para escolha de locais para empreendimentos, como para a venda de imóveis.

O penúltimo painel, “Ofertas em tempo real nos celulares: o mundo na palma da mão”, contou com a participação de Vinícius Santino, da MobWise, e Roberto Dariva, da Navita, que mostraram como as ofertas podem ser feitas no próprio celular do cliente, levando em conta a localização e o comportamento das pessoas.

Outro tema que chamou bastante a atenção dos palestrantes foi “Geomarketing nas eleições 2010”. João Francisco Meira, do Vox Populi, e Gil Castillo, do Blog Marketing Político, apontaram como a análise geográfica pode ajudar a eleger um candidato. “A informação georreferenciada permite aos políticos mapearem seu eleitorado com muito mais eficácia, para que as ações durante a campanha tenham as características daquele espaço, como por exemplo, o discurso que será alinhado às necessidade e demandas daquele nicho”, observa João Meira.

Para finalizar as atividades do seminário, Eduardo de Rezende Francisco, da AES Eletropaulo, referiu-se ao geomarketing como diferencial competitivo para os negócios. “A estratégia espacial estende o que nossos olhos e mentes fazem intuitivamente para avaliar padrões, tendência e relações espaciais”, conclui.

Interatividade - O seminário teve transmissão, em tempo real, pelo Twitter (http://twitter.com/seminarios), por meio do qual os seguidores puderam acompanhar os principais tópicos discutidos durante os debates e também enviar perguntas, que foram respondidas pelos convidados.

Os interessados em ouvir os temas apresentados poderão acessar o podcast do evento, que estará disponível em breve no portal MundoGEO (www.mundogeo.com/poscast). Além disso, poderão também acompanhar os principais momentos no canal de vídeos do MundoGEO no YouTube (www.youtube.com/mundogeo) e postar comentários sobre os debates.

O encontro foi uma realização da MundoGEO, com apoio das revistas InfoGEO e InfoGPS e dos portais MundoGEO, InfoGPSonline, UOL e Apontador|MapLink, além da Gristec, Instituto GeoDireito e Abec-SP. O patrocínio do seminário ficou por conta das empresas Digibase, Cognatis e Inovação, que tiveram a oportunidade de expor seus serviços.

MundoGEO – A Editora é líder na América Latina na produção de conteúdo na área de geomática e serviços de localização. A MundoGEO mantém atualizados os portais MundoGEO.com e InfoGPSonline.com e as revistas InfoGPS, InfoGEO e InfoGNSS.

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